Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Literatura

Paiol Literário divulga programação

Uma mistura de vozes literárias e um encontro de gerações de escritores é o que pretende a organização do Paiol Literário deste ano. O projeto, realizado pelo jornal literário Rascunho em parceria com o Sesi Paraná, Fiep e a Fundação Cultural de Curitiba, divulgou os autores que participarão em 2012. Ao todo, serão oito encontros realizados mensalmente até novembro com mediação do editor do Rascunho e diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Rogério Pereira. "Desde 2006 até agora, trouxemos 51 escritores. A ideia, como sempre, é fazer uma radiografia da literatura brasileira contemporânea", conta o idealizador.

A mesma pergunta

Com o primeiro convi­­dado, o romancista minei­­ro Ivan Angelo, Pereira a­­bre o ciclo de discussões literárias que começa sempre com a mesma pergunta: afinal, para que serve a literatura? Longe de buscar um consenso ou uma resposta definitiva, a pergunta, segundo Rogério Pereira é um dos pontos cruciais do Paiol Literário: "A leitura é importante. Não a leitura de jornal ou de revista, que é uma obrigação, mas a leitura de ficção, essa que não pede para ser lida e não tem um objetivo muito claro. Cada autor tem a sua teoria, mas essa leitura nos constrói como cidadãos e como seres humanos. Muito do que a gente fala é óbvio, mas o óbvio é importante de ser repetido".

Além de Ivan Angelo, nomes como Daniel Galera, autor de Cordilheira; Paulo Lins, de Cidade de Deus; e Rodrigo Lacerda, de Outra Vida, passarão pelo Teatro do Paiol neste ano. Os encontros são registrados pela ÓTV e transcritos posteriormente para o jornal Rascunho.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.