• Carregando...

A semente da árvore "Araucaria angustifolia", o conhecido pinhão, é o produto inspirador da culinária paranaense. No ano passado o Paraná se destacou no cenário nacional quando a receita "Ragu de barreado com nhoquete de pinhão e bananas cozinhadas no vapor de cachaça" ganhou o prêmio Sabor Brasil 2005. A receita do chef Sandro Duarte, professor do Centro Europeu, utiliza o pinhão para a massa dos nhoquetes, uma variação de nhoque.

Neste ano, surge uma nova proposta, mais usual e que visa, além do aproveitamento nutritivo do fruto, gerar alternativas para preservação da floresta de Araucária. O curso de Engenharia de Alimentos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) desenvolveu a receita do pão de pinhão.

A pesquisa, coordenada pela diretora do curso, a professora Nery Nishimura de Lima, vinha sendo desenvolvida com alunos e técnicos do setor há dois anos, e no início deste ano a turma teve sucesso substituindo parcialmente a farinha de trigo pela farinha de pinhão em três concentrações, na receita básica de pão: 12%, 18% e 24%. A diretora diz que as pesquisas continuam porque o ideal é misturar 50% de farinha de pinhão à farinha de trigo, que não pode ser dispensada, porque é a farinha que tem o glúten (elemento que dá liga ao pão).

"Escolhemos desenvolver pesquisas com o pão porque é um alimento básico, de todo dia, base da alimentação em muitas famílias de baixa renda. Mas a farinha de pinhão pode ser misturada em sopas ou outros pratos", comentou Nery. Conforme a pesquisadora, a farinha pode ser obtida tanto da pinhão cru quanto cozido. A composição contém proteínas, lipídios, carboidratos além de sais minerais como cálcio, ferro, fósforo e vitaminas A, B1, B2, B5 e C, elementos que contribuem para a formação das crianças.

Receita

Para obter a farinha a partir do pinhão cozido ou cru, deve-se triturar no liquidificador e deixar secar bem, de preferência no sol. "Quanto mais baixa a temperatura de secagem, mais nutritiva fica a farinha. Depois de seca, ela pode ser usada durante um ano, desde que seja guardada em local arejado e sem umidade", explicou a pesquisadora.

A obtenção da farinha a partir de sementes da Araucária é uma alternativa de processamento. "A nossa intenção é que as pessoas aproveitem melhor o pinhão. Há muito desperdício. O pão pode ser tornar uma alternativa de renda, contribuindo na subsistência de famílias que vivem dentro ou próximas da floresta com Araucária", opinou Nery Nishimura de Lima.

O pão de pinhão segue uma receita de pão com nutrientes balanceados, com o incremento da farinha especial. Pode ser feita por qualquer pessoa, em casa. Como estamos em plena época de produção do fruto dá para arriscar.

Confira a receita:Ingredientes:3 ovos200 ml de óleo60g de fermento biológico (4 tabletes)350 ml de leite morno3 colheres de sopa de açúcar1 colher (sopa) de sal1 kg de farinha de trigo2½ xícaras de pinhão cozido e triturado

Modo de preparo:Em uma tigela grande coloque ¾ da farinha, o pinhão triturado e o sal. Reserve. No liquidificador coloque os cinco primeiros ingredientes, bata até obter uma mistura homogênea. Adicione a mistura do liquidificador à farinha preparada e misture. Com o restante da farinha acerte até obter o ponto para sovar (deve ficar uma massa macia, mas sem grudar na mão).Divida a massa em duas partes e coloque-as em duas formas para pão de forma untadas com óleo (ou quatro formas de bolo inglês). Pincele com gema e deixe crescer até dobrar de volume. Asse em forno médio por cerca de 30 minutos ou até dourar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]