Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Dança

Para saber como o teto “pensa”

A Sua Cia. da Bahia se apresenta Pelo palco Giratório no Sesc da Esquina | Divulgação
A Sua Cia. da Bahia se apresenta Pelo palco Giratório no Sesc da Esquina (Foto: Divulgação)

Por 45 minutos, a gravidade é desafiada pelas bailarinas da Sua Cia. Elas decidiram tirar os pés do chão no espetáculo Ideias de Teto, que apresentam apenas hoje, às 20 horas, no Sesc da Es­­quina (R. Visconde do Rio Branco, 969), dentro do projeto Palco Giratório.

A pesquisa em dança direcionou o grupo baiano parede acima, invertendo a noção de gravidade e o ponto de vista do público, do chão ao teto.

A companhia baiana se nutriu de conceitos da gestalt e buscou materiais que a possibilitassem am­­pliar a percepção no novo modo de se posicionar. Partiu das paredes, corredores, livros, cadeiras e discos giratórios – os elementos que encontrou prontos – para a criação de equipamentos que a ajudassem a dar conta de "saber como pensa o teto" ou "o que o teto pensa de nós".

Ideias de Teto são três bailarinas em oito esquetes permeadas por versos de Manoel de Barros. O poeta matogrossense cedeu seus escritos ao projeto porque – palavras suas – "arrombou as fronteiras da linguagem teatral e dançante".

Esse trânsito entre linguagens faz parte dos interesses do grupo desde 2002. Quatro anos mais tarde, começaria sua residência artística no Instituto Cultural Casa Via M agia, em Salvador. No ano passado, a Sua Cia. cresceu e se transformou em associação, a Conexões Criativas.

Serviço

Confira o serviço completo da pela "Ideias de Teto".

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.