
Após seis anos fechado para reforma, o Cine Teatro Municipal Rachel Costa, em Paranaguá, reabriu suas portas no mês passado e é a mais nova opção de cultura para os moradores da região do litoral. O espaço que há 40 anos abrigou pequenas apresentações foi reformado e ampliado e agora está pronto para receber espetáculos nacionais.
Reinaugurado no dia 20 de setembro, o Cine Teatro Municipal Rachel Costa reacendeu as luzes da ribalta com o espetáculo O Auto da Compadecida. Para o professor de teatro da UFPR Litoral Alaor de Carvalho, o espaço vem preencher uma lacuna cultural na região do litoral. "A cidade de Paranaguá, maior cidade do litoral, estava devendo na questão cultural. O Cine Teatro poderá receber grandes espetáculos que antes estavam restritos à capital", disse. O professor destaca também a importância do acesso da cultura caiçara a novas influências artísticas.
Além de grandes apresentações, o espaço vai servir como alternativa para a difusão da cultura parnanguara. Presidente da Fundação Municipal de Cultura, Denise Alboitt explica que o Cine Teatro é um sonho dos parnanguaras que sempre almejaram por um espaço para seus artitas. "Agora é uma realidade e tem agenda cheia, espetáculos de variados lugares do país e a expectativa é de cada vez mais trazer novos artistas e grandes públicos. Paranaguá é uma cidade que possui um folclore e uma cultura caiçara que se vê pelas ruas e o movimento teatral tem se tornado maior a cada ano basta ver que o Festival de Curitiba já se tornou estadual."
Agenda
O palco do Cine Teatro já conta com extensa programação. Uma prova disso são as apresentações de música, dança e teatro no espaço que estão com as datas fechadas até o final do ano.
Para o professor e diretor da Companhia de Teatro da UFPR AfinAção, Hugo Mengareli, o novo espaço é importante, mas é necessário que haja incentivo. "A abertura do Cine Teatro de Paranaguá é ótima, mas tem que se incentivar, criar grupos de teatros e de cinema. Tem que haver interesse e coragem nesse sentido", afirma. Por outro lado, o historiador de Paranaguá, professor Florindo Wistuba destaca que as opções culturais no litoral ainda são limitadas. "Infelizmente não são todos que tem acesso a se deslocar para a capital em busca de cultura e por conta disso eu percebo que há necessidade de criação de público na área cultural. Foram décadas sem cinema e nem teatro. O que gerou um público que não tem intimidade com essas manifestações culturais. É necessário se desenvolver um trabalho nesse sentido", explica o professor.
Estrutura
Com a reforma, o Cine Teatro de Paranaguá passa a contar com 1.800 metros quadrados de espaço físico e pode receber 539 pessoas em suas poltronas. A estrutura conta ainda com acomodações para artistas. O palco foi todo reformado, teve o piso substituído e ampliado. Foram trocados o telhado, as cadeiras e os camarins, reformados. O espaço está apto para receber espetáculos teatrais e musicais mas ainda não há estrutura para a exibição de filmes.



