Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Litoral

Paranaguá investe em novo Cine Teatro

Reforma que ampliou capacidade do auditório municipal faz agentes culturais apostarem em fortalecimento da cultural local

Adequação, que incluiu os camarins, permitirá que o espaço receba espetáculos nacionais | Oswaldo Eustáquio/Gazeta do Povo
Adequação, que incluiu os camarins, permitirá que o espaço receba espetáculos nacionais (Foto: Oswaldo Eustáquio/Gazeta do Povo)

Após seis anos fechado para reforma, o Cine Teatro Municipal Rachel Costa, em Paranaguá, reabriu suas portas no mês passado e é a mais nova opção de cultura para os moradores da região do litoral. O espaço que há 40 anos abrigou pequenas apresentações foi reformado e ampliado e agora está pronto para receber espetáculos nacionais.

Reinaugurado no dia 20 de setembro, o Cine Teatro Municipal Rachel Costa reacendeu as luzes da ribalta com o espetáculo O Auto da Compadecida. Para o professor de teatro da UFPR Litoral Alaor de Carvalho, o espaço vem preencher uma lacuna cultural na região do litoral. "A cidade de Paranaguá, maior cidade do litoral, estava devendo na questão cultural. O Cine Teatro poderá receber grandes espetáculos que antes estavam restritos à capital", disse. O professor destaca também a importância do acesso da cultura caiçara a novas influências artísticas.

Além de grandes apresentações, o espaço vai servir como alternativa para a difusão da cultura parnanguara. Presidente da Fundação Municipal de Cultura, Denise Alboitt explica que o Cine Teatro é um sonho dos parnanguaras que sempre almejaram por um espaço para seus artitas. "Agora é uma realidade e tem agenda cheia, espetáculos de variados lugares do país e a expectativa é de cada vez mais trazer novos artistas e grandes públicos. Paranaguá é uma cidade que possui um folclore e uma cultura caiçara que se vê pelas ruas e o movimento teatral tem se tornado maior a cada ano – basta ver que o Festival de Curitiba já se tornou estadual."

Agenda

O palco do Cine Teatro já conta com extensa programação. Uma prova disso são as apresentações de música, dança e teatro no espaço que estão com as datas fechadas até o final do ano.

Para o professor e diretor da Companhia de Teatro da UFPR AfinAção, Hugo Mengareli, o novo espaço é importante, mas é necessário que haja incentivo. "A abertura do Cine Teatro de Paranaguá é ótima, mas tem que se incentivar, criar grupos de teatros e de cinema. Tem que haver interesse e coragem nesse sentido", afirma. Por outro lado, o historiador de Paranaguá, professor Florindo Wistuba destaca que as opções culturais no litoral ainda são limitadas. "Infelizmente não são todos que tem acesso a se deslocar para a capital em busca de cultura e por conta disso eu percebo que há necessidade de criação de público na área cultural. Foram décadas sem cinema e nem teatro. O que gerou um público que não tem intimidade com essas manifestações culturais. É necessário se desenvolver um trabalho nesse sentido", explica o professor.

Estrutura

Com a reforma, o Cine Teatro de Paranaguá passa a contar com 1.800 metros quadrados de espaço físico e pode receber 539 pessoas em suas poltronas. A estrutura conta ainda com acomodações para artistas. O palco foi todo reformado, teve o piso substituído e ampliado. Foram trocados o telhado, as cadeiras e os camarins, reformados. O espaço está apto para receber espetáculos teatrais e musicais – mas ainda não há estrutura para a exibição de filmes.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.