• Carregando...
A reunião dos paranaenses do Maxixe Machine com o compositor Walter Franco marca a abertura da série Música no Paiol | Antonio Costa/Gazeta do Povo
A reunião dos paranaenses do Maxixe Machine com o compositor Walter Franco marca a abertura da série Música no Paiol| Foto: Antonio Costa/Gazeta do Povo

Programação

Veja quem vai se apresentar no Teatro do Paiol:

• 4 e 5 de maio – Maxixe Machine e Walter Franco

• 1º e 2 de junho – Thayana Barbosa e Simone Soul

• 15 e 16 de junho – A Banda Mais Bonita da Cidade e China

• 10 e 11 de agosto – Suzie Franco e Zé Luiz Mazziotti

• 17 e 18 de agosto – Juliana Cortes e Vitor Ramil

• 14 e 15 de setembro – Daniel Migliavacca com Célia e Gilson Peranzzetta

• 19 e 20 de outubro – Jazz Cigano Quinteto e Yamandú Costa

• 2 e 3 de novembro – Grupo Caxangá e Marcos Sacramento

  • Uyara Torrente, vocalista d’A Banda Mais Bonita da Cidade, se apresentará junto com o músico e VJ pernambucano China

O Teatro do Paiol, que completa 40 anos de atividades, desde sempre foi abençoado pela música e serviu como palco para vários movimentos musicais curitibanos. O ano do aniversário terá na programação encontros de músicos daqui e de fora em um projeto que faz jus à história do espaço cultural. Trata-se da série Música no Paiol, que, intencionalmente ou não, revive outro programa de sucesso do teatro.

Antes do anúncio da programação do ano, vamos aos fatos históricos. O Paiol foi inaugurado com batismo de uísque e canções de Vinicius de Moraes e Toquinho, em um show que também tinha Marília Medalha e Trio Mocotó. Os músicos curitibanos de todas as vertentes adotaram o local. Ali nasceram movimentos como o Mapa – Movimento de Atuação Paiol –, ainda nos anos 70, passando pelo Clube dos Compositores, nos anos 90 e chegando a noites exclusivas para jazz ou chorinho, ou à ainda presente Terça Brasileira.

Um dos destaques da programação deste ano poderia ter sido inspirado em uma série chamada Parcerias Impossíveis. Iniciada logo após a inauguração do espaço, reunia na mesma noite duas pessoas de diferentes atividades para bater um papo com a plateia. Muitos músicos compareceram, fazendo dupla com políticos, atores, jornalistas etc. Durou quatro anos, sempre às segundas-feiras, e lotava a casa, com gente para fora do teatro.

Inspirada ou não naqueles encontros históricos, a programação musical do ano no Paiol terá encontros nem tão impossíveis. Reunirá músicos do estado com convidados de fora. A série Música no Paiol será aberta nos dias 4 e 5 de maio com a reunião do Maxixe Machine com o genial compositor Walter Franco, que estará acompanhado do filho Diogo Franco, também músico. Não sabe quem é Walter Franco? Vá ao Google, bebê, e veja os níveis de loucura e criatividade da música brasileira nos anos 70.

Nos dias 1.º e 2 de junho, a cantora e compositora Thayana Barbosa faz com a percussionista Simone Soul um passeio pelos ritmos do Brasil profundo. E os encontros continuam (veja a programação completa). A Banda Mais Bonita da Cidade tocará com China, o polêmico músico e VJ pernambucano. A cantora Suzie Franco receberá o também cantor Zé Luiz Mazziotti, em show com arranjos de Vicente Ribeiro.

Agosto é um bom mês para explorar a "Estética do Frio" e a produtora e cantora Juliana Cortes receberá então o compositor gaúcho Vitor Ramil e suas canções de fronteira. A música instrumental também será contemplada no encontro de setembro, entre o bandolinista Daniel Migliavacca e o pianista, compositor e arranjador Gilson Peranzzetta, mais a cantora Célia.

Em outubro, acontece mais um encontro que promete ser sensacional, entre o grupo curitibano Jazz Cigano Quinteto com o virtuose violonista gaúcho Yamandú Costa. E, para fechar o projeto, em novembro, o grupo de música brasileira Caxangá recebe o cantor carioca Marcos Sacramento para releitura de obras do genial compositor Assis Valente.

Mais atrações

A programação do Paiol tem ainda outras atrações, como a série Terças Brasileiras que, como o nome diz, é dedicada à música nacional e acontece às terças-feiras. Há o projeto Afina-se, que abre as portas do teatro aos alunos do Conservatório de MPB de Curitiba.

Outros shows com artistas locais são aguardados, como o do Trio Mano a Mano, formado por Sérgio Albach (clarinete), Glauco Sölter (contrabaixo) e Vina Lacerda (percussão), que deve lançar ali seu novo CD, junto com músicos convidados. Outros que apresentam seus trabalhos são o cantor e compositor Indioney Rodrigues, o músico André Abujamra e a cantora Janaína Fellini. Uma programação para manter a tradição musical do Teatro do Paiol.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]