Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
DVD

Partimpim encanta a todos

Adriana Calcanhotto: entrega | Lenise Pinheiro / Divulgação
Adriana Calcanhotto: entrega (Foto: Lenise Pinheiro / Divulgação)

Quando um produto cultural feito para crianças é muito bom, o inevitável acontece: os adultos também são cativados. É o o caso do projeto Palavra Cantada, dos paulistanos Sandra Peres e Paulo Tatit, e de Partimpim, heterônimo infantil da gaúcha Adriana Calcanhotto. Mesmo sendo um marmanjo de 45 anos, tive de me render ao ótimo registro em DVD do espetáculo Dois É Show.

Gravado em maio de 2010, no Rio de Janeiro (RJ), com direção da cineasta Susana Moraes (filha do compositor e poeta Vinicius), o DVD também exibe entre os extras os clipes de "Gatinha Manhosa" (integrante da trilha sonora da novela Passione), "O Trenzinho do Caipira" (de Heitor Villa-Lobos) e de "Baile Partimcumdum".

Já apresentado em Curitiba em março passado, durante o Festival de Curitiba, Dois É Show tem direção da própria Adriana, em parceria com Leonardo Netto.

Em entrevista à Gazeta do Povo, a cantora e compositora disse não saber explicar ao certo como se dá a escolha do repertório para um projeto como esse. "Crio canções e ouço composições que vão chamando minha atenção, que de alguma forma se inserem no conceito da Partimpim. Mas o disco, e depois o show, são resultado de um processo orgânico, não tão planejado, É preciso que as músicas conversem entre si dentro de um roteiro, que não é pré-determinado. Talvez por isso o segundo disco demorou para acontecer."

Adriana conta que a concepção visual de Dois É Show também tem seu dedo. O multicolorido cenário de Hélio Eichbauer partiu de uma ideia da artista: subverter a realidade das proporções com elementos cênicos, como lápis e lâmpadas, de tamanho gigante.

Os belos figurinos de Marcelo Pies e Danielle Jensen, que se reinventam ao longo de todo o espetáculo, também contaram com os pitacos de Adriana.

Esse grande cuidado com a parte visual e a excelente qualidade musical representam um avanço significativo em relação ao primeiro show de Partimpim – a cantora é acompanhada por uma banda de primeira: Domenico Lancellotti, Rafael Rocha, Moreno Veloso e Davi Moraes.

Há em cena uma contagiante atmosfera de encantamento, capaz também de seduzir adultos. Adriana, ao montar o roteiro do espetáculo, alterna músicas dos dois CDs de estúdio do projeto. E se joga de cabeça na parte cênica. Por exemplo, em "Ciranda da Bailarina" (escrita por Edu Lobo e Chico Buarque para o balé O Grande Circo Místico), ela emula o movimento de uma bailarina numa caixinha de música. E encanta de verdade. GGGG

Serviço:Dois É Show. Partimpim (Adriana Calcanhotto). Sony. Preço médio: R$ 29,90.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.