
O curador e crítico de arte Paulo Herkenhoff media hoje o seminário Museus de Arte no Paraná: a Construção do Futuro, que ocorre durante todo o dia no Museu Oscar Niemeyer. Herkenhoff, que veio a Curitiba a convite do secretário de estado da Cultura, Paulino Viapiana, vai debater com convidados e o público o papel dos museus no século 21.
O crítico foi um dos idealizadores da 24.ª edição da Bienal de São Paulo, de 1998, dedicada à antropofagia, e que foi considerada pela revista americana Artforum uma das dez exposições mais importantes da década de 1990 em todo o mundo. Herkenhoff também foi curador do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM) e curador-adjunto do Departamento de Pintura e Escultura do MoMA, em Nova York.
Segundo Viapiana,a ideia do encontro é estabelecer um diálogo permanente com a comunidade cultural para avaliar o trabalho realizado nos espaços museológicos do Paraná e definir ações que contribuam para fortalecer o Sistema Estadual de Museus.
A coordenadora de planejamento cultural do MON, Sandra Fogagnoli, diz que a contribuição do público deve gerar uma reflexão para que se desenvolva um trabalho consistente e democrático nos museus do estado.
Também estarão presentes no debate Guilherme Vergara, do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, a museóloga Margareth Moraes (Rio de Janeiro) e os artistas Yuri Firmeza (Fortaleza), Maria Cheng (Foz do Iguaçu), Leticia Marques (Londrina), entre outros.
Durante o seminário, serão apresentados ao público dados sobre o Sistema de Museus, abordando tanto a divulgação da produção dos artistas quanto a integração entre arte e educação, ajudando a firmar a função dos museus na construção da cidadania. "Queremos ouvir sugestões do público interessado para a consolidação do sistemas de museus que existe hoje, sobre como tratar as coleções públicas, a quantas andam as pesquisas na área e os programas de exposição. Todas as opiniões serão um enriquecimento para a consolidação dessa política", ressalta Sandra.
Serviço
Seminário Museus de Arte no Paraná: a Construção do Futuro. A entrada no seminário é franca e não é necessário realizar inscrição prévia. Sujeito a lotação do Auditório Poty Lazarotto (360 lugares). Museu Oscar Niemeyer (R. Marechal Hermes, 999). Mais informações, pelos telefones (41) 3350-4455/3350-4476.



