Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Festival

Paulo Leminski vira recepcionista do Largo da Ordem

Grafiteiros curitibanos retrataram o poeta na Galeria Julio Moreira. Ação é integrante do Festival Litercultura

Grafiteiros interpretam poema de Leminski no muro. Autor era grande defensor do grafite. | Walter Alves/Gazeta do Povo
Grafiteiros interpretam poema de Leminski no muro. Autor era grande defensor do grafite. (Foto: Walter Alves/Gazeta do Povo)

O poeta Paulo Leminski (1944-1989) agora exibe seu bigode circunflexo na Galeria Julio Moreira, o portal para o underground curitibano do Largo da Ordem. A iniciativa do Festival Litercultura foi executada na tarde deste sábado (17) pelos grafiteiros curitibanos Michael Devis e João Marcos.

Eles escolheram um poema do autor curitibano e o interpretaram com grafite. O trabalho, entretanto, teve de ser interrompido devido à chuva fina que caiu no meio da tarde. Os artistas devem concluir o trabalho ao longo da semana.

Devis explica que escolheu um poema em que se sobressai a fantasia e o amor, dois temas próximos à sua obra. "Conhecia algumas coisas do Leminski, mas não esse poema específico. Acho que os nossos trabalhos se encontram de alguma forma. A literatura também depende da arte visual para se expressar. Um complementa o outro", analisa.

Os artistas ainda destacaram a importância de Leminski para o grafite. O poeta era forte defensor dessa forma de arte, e também da pichação, por criar um impacto inesperado em quem passa pela rua. "O frequentador da exposição se prepara para o encontro com a obra. Aqui, é pego de surpresa", destaca João Marcos.

Leia um fragmento do poema escolhido:

quando eu vi vocêtive uma idéia brilhantefoi como se eu olhassede dentro de um diamantee meu olho ganhassemil faces num só instante

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.