
Com duas apresentações no Teatro Guaíra neste sábado e domingo, o espetáculo musical Forrobodó Um Choro na Cidade Nova recria o espírito popular da opereta carioca com canções de Chiquinha Gonzaga. Um dos maiores fenômenos de público no início do século 20, a peça conta a história de um triângulo amoroso, e é ambientada no Rio de Janeiro (veja o serviço completo no Guia Gazeta do Povo).
Com texto de Luís Peixoto e Carlos Bittencourt, a montagem original conseguiu o feito de ter 1,5 mil apresentações em 1912 (na época, atores brancos interpretavam os personagens negros). A nova versão, dirigida por André Paes Leme, corrige o equívoco racial da montagem original e reinventa a história com um olhar mais contemporâneo.
Ao lado de Maria Teresa Madeira, Leme já havia feito uma adaptação do musical para os palcos cariocas em 1995. Na época, o espetáculo foi um sucesso de público e circulou por várias cidades do país.
Coletânea
Maria, que retorna para a direção musical, ampliou o repertório de canções para essa versão. Além das músicas clássicas de Chiquinha, ela também adicionou temas de outros compositores, como Pixinguinha, Sinhô e Caninha.
A versão dos anos 2010 de Forrobodó surge após um período de ascensão dos musicais nos palcos brasileiros. O elenco dessa nova montagem tem Flavio Bauraqui, Érico Brás, Juliana Alves e Marcos Sacramento, entre outros.



