• Carregando...
Elenco é formando por artistas que atuam e cantam ou tocam: homenagem | Divulgação
Elenco é formando por artistas que atuam e cantam ou tocam: homenagem| Foto: Divulgação

Serviço

Mulheres de Chico

Teatro Regina Vogue – Shopping Estação (Av. Sete de Setembro, 2.775), (41) 2101-8293. Espetáculo musical de Maurício Vogue. Dia 10, às 23h30, e 11, às 21 horas. Entrada franca. Classificação indicativa: 14 anos.

"Chico Buarque é dos compositores que mais se aproximam da alma feminina. Encontramos até uma tese sobre as mulheres de suas canções."

Maurício Vogue, diretor.

10 canções integram o espetáculo, todas releituras de obras de Chico Buarque.

As mulheres são presença constante nas músicas de Chico Buarque, e pensando nessas personagens o diretor Maurício Vogue criou em 2005 um espetáculo teatral para ser apresentado em bares. No elenco estavam Katiuscia Canoro e Fabíula Nascimento. Na época, algumas músicas eram cantadas com playback, e o grupo sentiu falta de uma banda que o acompanhasse.

A oportunidade de dar esse "upgrade" no trabalho surgiu nesta Virada Cultural, que inclui na programação a estreia de Mulheres de Chico. As duas apresentações acontecem sábado, às 23h30, e domingo, às 21 horas, no Teatro Regina Vogue (no Shopping Estação). Agora definida como espetáculo musical, a peça-show tem no elenco os atores-cantores Inés Gutiérrez, Leo Fressato, Simone Magalhães, Giovana de Liz, Taciane Vieira e Renet Lyon.

Todos se debulham no drama de canções que ressuscitam gente como Geni, por exemplo. A ideia partiu da criação de uma resposta dela para sua sina maldita na canção "Geni e o Zepelim". Agora, ela surge ladeada por Gilda, personagem real do calçadão da Rua XV, morta em 1983, e considerada a primeira travesti da cidade – cobrava pouco para tascar um beijo em alguém de sopetão – e tema de diversas homenagens de artistas da cidade.

Matérias como essa foram musicadas por Léo e Simone ao lado de Chiris Gomes, Luís Felipe Leprevost, Otávio Camargo, entre outros compositores locais. Nas canções, alguns refrões citam letras de Chico, como os trechos "a gente vai levando" e "bye bye Brasil". "Balada da Bailarina Torta" brinca com "Ciranda da Bailarina" e faz parte do repertório da Banda Mais Bonita da Cidade.

Imersos nesse contexto, não demorou para os artistas criarem as novas letras e músicas. "Trabalhamos nelas durante uma semana", conta Leo, que assina seis das dez canções do espetáculo e estudou direção de teatro na Faculdade de Artes do Paraná (FAP).

Essa é a segunda direção musical dele para as produções de Maurício Vogue, depois de Santo Cristo, estreado no meio do ano.

Do interior

O clima desejado no espetáculo é de descontração, motivo pelo qual o cenário contém mesas de bar para as quais serão convidadas algumas mulheres da plateia (fica a dica: se quiser participar, deixe isso claro na entrada do teatro).

Entre as canções, pequenas cenas dos atores inserem humor na homenagem, sempre tendo como mote o universo feminino – mais exatamente, as agruras do chamado "chico" e da TPM. Inés, por exemplo, vive um absorvente interno que convida a todos para conhecer sua terrinha no "interior".

E assim o mundo das mulheres é apresentado repleto de dor e incômodos, mas também profundidade. "Chico é dos compositores que mais se aproximam da alma feminina", defende Vogue, que encontrou uma tese produzida no Rio de Janeiro justamente sobre as mulheres do músico.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]