
Quatro filmes fazem as últimas sessões nesta quinta-feira (15) e se despedem das salas de cinema de Curitiba. Dois deles foram concorrentes de peso nas maiores premiações do cinema deste ano: "Pecados Íntimos" e "Vênus". Os outros dois são "Antes da Revolução", do consagrado diretor italiano Bernardo Bertolucci, e "Xuxa Gêmeas", da apresentadora global.
"Pecados Íntimos" recebeu nada menos do que sete indicações para três das maiores premiações do cinema mundial: no Oscar, Melhor Atriz (Kate Winslet), Melhor Ator Coadjuvante (Jackie Earle Haley) e Melhor Roteiro Adaptado; no Globo de Ouro, Melhor Filme - Drama, Melhor Atriz - Drama e Melhor Roteiro; no BAFTA, Melhor Atriz. Mesmo com tantas oportunidades, não venceu nenhum.
O Filme conta a história de Sarah Pierce (Kate Winslet), casada com Richard (Gregg Edelman), que leva regularmente a filha Lucy (Sadie Goldstein) para brincar num pequeno parque perto de casa. Lá acaba conhecendo Brad Adamson (Patrick Wilson), também casado, que também leva o filho Aaron (Ty Simpkins) para o parque. Logo o que era amizade vira um perigoso caso extraconjugal. O longa é dirigido por Todd Field ("Entre Quatro Paredes") e baseado num livro "Criancinhas", de Tom Perrotta, parceiro de Field no roteiro.
Já "Vênus", dirigido por Roger Michell ("Um Lugar Chamado Notting Hill"), conta com a participação de Peter O'Toole. O ator foi indicado como melhor ator para o Oscar, Globo de Ouro e BAFTA, mas que também não levou nenhum prêmio.
Ele vive o veterano ator britânico Maurice, amigo do também ator Ian (Leslie Phillips). A vida de Maurice muda quando a sobrinha-neta de Ian, Jessie (Jodie Whittaker), chega para morar com o tio-avô. Aos poucos ele se apaixona por jovem, mas precisa lidar com sua condição física - de recém-operado da próstata - e o gênio difícil dela.
"Antes da Revolução" foi o segundo filme de Bernardo Bertolucci, e o que lhe rendeu reconhecimento público. O longa, que é de 1964 e tem forte inspiração biográfica, demonstra o estilo politicamente engajado do italiano, sintonizado com o seu tempo.
O enredo gira em torno de Fabrizio (Francesco Barilli), jovem marxista que tem como mentor intelectual o professor universitário Cesare (Morando Morandini). Após o suicídio de seu melhor amigo, Agostino (Allen Midgette), ele sofre uma crise de angústia. Quem o consola é sua tia Gina (Adriana Asti), mulher mais velha e neurótica, que por compaixão passa a ter um caso com o sobrinho. Mas um dia ela parte da cidade onde mora Fabrizio que, desgostoso, abandona os ideais revolucionários. Para desespero de Cesare, Fabrizio decide retornar às suas origens burguesas.
Por fim, "Xuxa Gêmeas". O Filme conta a história de duas gêmeas que foram separadas quando ainda eram bebês e crescem sem saber da existência da outra. Uma delas, Elisabeth (Xuxa), se torna presidente de um império comercial, enquanto que a outra, Mel (Xuxa), cuida de uma escola de arte. A vida das duas se cruza quando quando a primeira corta o patrocínio que a empresa dava à escola da segunda, o que faz com que Mel vá reclamar.
O longa da apresentadora global é dirigido por Jorge Fernando ("Sexo, Amor e Traição") e conta com a participação de Ivete Sangalo, Márcia Cabrita e Mauro Mendonça.
- "O Segredo de Berlim" relembra clássicos do cinema noir
- Veja o trailer de "Premonition", novo filme de Sandra Bullock
- Richard Chamberlain volta ao cinema
- Borat é aclamado com prêmio em Israel
- Governo do Irã condena o filme "300 de Esparta"
- Último James Bond recebe proposta para interpretar diabo nos cinemas



