Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Criatividade

Pecha Kucha traz histórias que dariam um filme

Terceira edição do evento, que acontece amanhã no Galpão Thá Cultural reúne 14 palestrantes que falarão sobre experiências que renderiam roteiros de cinema

Edição de 2012 lotou o Teatro do Paiol | Divulgação
Edição de 2012 lotou o Teatro do Paiol (Foto: Divulgação)

Escolher pessoas apaixonadas pelo que fazem é o item mais importante para a difícil escolha dos palestrantes do Pecha Kucha – Vol. 3, um dos eventos mais aguardados do cenário alternativo em Curitiba, que acontece amanhã, às 20h20, no Galpão Thá Cultural. Para o publicitário e diretor da Aldeia Coworking (organizadora do Pecha juntamente com a A Grande Escola), Ricardo Dória, elencar essa característica como a primordial é simples: ao ouvirem pessoas que amam seus trabalhos e projetos, é mais fácil de os espectadores se encantarem também.

Neste terceiro ano, o tema principal do Pecha, que tem promoção da Gazeta do Povo, são "histórias que dariam filmes." No total, 14 palestrantes falarão sobre algum projeto por seis minutos e 40 segundos, projetando 20 slides a cada 20 segundos. "Não tem tempo para ficar chato e também não há espaço para enrolação", diz Dória. Outro aspecto interessante é a tensão gerada pelo tempo inflexível: já aconteceu de palestrantes se perderem e não conseguirem terminar a apresentação. "E o público também sempre fica esperando algo acontecer", destaca o publicitário.

O formato de palestras criativas foi criado em Tóquio, no Japão, e ocorre hoje em 518 cidades do mundo. Para sediar o Pecha, a Aldeia Coworking entrou em contato com a organização e precisou fazer uma "defesa" de Curitiba, falando sobre o porquê a cidade é criativa e mereceria sediar o evento.

Apesar de um tema central (nos anos anteriores, os assuntos foram "construção" e "a nata curitibana, só que não"), os assuntos são os mais variados, conta Dória: teve desde musa do funk de Curitiba até empresário que negocia com o mundo árabe. "São assuntos que você nem imagina que estão acontecendo em Curitiba, por isso as pessoas se divertem muito."

Neste ano, estão na lista o diretor de política municipal sobre drogas, Diogo Busse, que busca na experiência pessoal soluções para o combate ao problema; o artista visual André Mendes, cujo trabalho é centrado nos grandes centros urbanos; o filósofo, pesquisador e terapeuta Daniel Rezinovsky, que falará sobre o estudo da morte, entre outros. Participarão ainda os jornalistas da Gazeta do Povo, Alexandre Costa Nascimento, editor do caderno Vida e Cidadania, criador do blog Ir e Vir de Bike, que contará sua experiência no Tour d´Afrique, que reúne ciclistas de todo o mundo que cruzam o continente africano de bicicleta, e Brunno Covello, fotógrafo, que falará sobre a cobertura das manifestações recentes no Brasil.

Concorrência

Como os convites para o Pecha Kucha são dirigidos, a Aldeia Coworking opta sempre por realizar promoções e sorteios via página do Facebook, que são sempre concorridíssimos: nas primeiras edições, segundo Ricardo Dória, para cada convite tinham cerca de 60 "candidatos." "É mais concorrido do que cursos no vestibular da UFPR", brinca o publicitário.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.