Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Carnaval

Pegue carona nos trios elétricos

Equipados com sistemas digitais e tecnologias que potencializam o som, os trios são verdadeiros palcos ambulantes

Trios elétricos passarão por ruas decoradas, como as de Guaratuba | Henry Milleo/Gazeta do Povo
Trios elétricos passarão por ruas decoradas, como as de Guaratuba (Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo)
 |

1 de 1

"Atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu", já dizia o trecho da música de Caetano Veloso. E os foliões de carteirinha garantem: não há como ficar parado vendo o trio passar. Em Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, no Litoral do estado, são esses gigantes que vão fazer a festa dos foliões, arrastando multidões pelas avenidas beira mar nos quatro dias de carnaval.

A diversão está garantida para quem está do lado de fora, pois os trios são equipados com sistemas digitais e equipamentos modernos que garantem a qualidade do som. Mas quem fica no trio elétrico também tem seus privilégios: alguns oferecem mordomias como bares internos, camarim e ar condicionado. Mas nem sempre foi assim. A invenção que revolucionou o carnaval de rua no país surgiu em Salvador, em 1950, pelas mãos de Adolfo Nascimento e Osmar Álvares Macêdo, conhecidos como a dupla Dodô e Osmar.

No carnaval daquele ano, eles adaptaram instrumentos musicais, altofalantes e amplificadores sobre um Ford 1929 e transformaram o veículo em um palco móvel, sobre o qual desfilaram pelas ruas da cidade. Ao lado do veículo, na rua, a "Dupla elétrica", como Dodô e Osmar eram chamados, era seguida por um cortejo de músicos e foliões. Mais tarde, com a chegada de um novo integrante, o grupo passou a ser chamado de trio elétrico. Neste ano, a invenção de Dodô e Osmar completa 62 anos de existência.

Litoral

Em Matinhos, dois trios elétricos vão comandar a festa na Avenida Atlântica: o Skalla e o Tremendão. Com 4,8 metros de altura e 23 metros de comprimento, o trio Skalla viajou cerca de 3 mil quilômetros, de Maceió, em Alagoas, até Matinhos. Maxuel Reginaldo Cruz, proprietário do Skalla, explica que, por determinação da Polícia Rodoviária Federal, o trio só pode trafegar das 6 horas às 18 horas. Por isso, a viagem levou nove dias.

O trio Skalla já participou do maior carnaval de rua do Brasil, em Salvador e também já comandou a festa do bloco Galo da Madrugada, em Recife. A agenda carnavalesca em Matinhos terá a participação dos trios elétricos hoje e amanhã. Hoje, os trios elétricos da festa Matinbanda partem da frente do SESC até a Rua Alvorada, em Caiobá. Amanhã é a vez da Caiobanda. Um aviso aos foliões: a prefeitura de Matinhos não vai disponibilizar banheiros químicos no percurso por onde os trios elétricos irão passar.

Guaratubanda

Três trios elétricos vão conduzir os foliões em Guaratuba. Hoje e amanhã eles partem da Praça Central da cidade em direção à Avenida Atlântica. Na segunda-feira, o trajeto é o inverso. Os trios saem da Avenida Ponta Grossa com destino à Praça Central. A tradicional Banda de Guaratuba, que completa 30 anos neste carnaval, será o destaque de quem vai pegar uma carona na folia. Nesses três dias, a festa começa às 22 horas e vai até as 3h30.

Festa em Antonina e Paranaguá

Começa hoje em Antonina, no Litoral paranaense, o desfile dos blocos folclóricos, às 20 horas. Já no domingo, às 20 horas, passam pelas ruas da cidade as escolas de samba com fantasias de diversos tipos (foto). Nos dois dias haverá baile público e, na segunda, é a vez do concurso das Escandalosas. Em Paranaguá, as escolas de samba do grupo de acesso desfilam hoje e as do grupo especial amanhã.

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.