• Carregando...
O enredo da Realeza “No samba da Realeza o sabor da sedução” levou o chocolate para a avenida | Antônio Costa/ Gazeta do Povo
O enredo da Realeza “No samba da Realeza o sabor da sedução” levou o chocolate para a avenida| Foto: Antônio Costa/ Gazeta do Povo
  • Em 2012, a Mocidade Azul contou a história de Zilda Arns. Neste ano, criatividade para driblar as dificuldades

Um resultado inédito deixou Curitiba com duas campeãs no Carnaval 2012. A Acadêmicos da Realeza e a, agora bicampeã, Mocidade Azul empataram com um total de 163 pontos em 10 quesitos. O regulamento prevê como critério de desempate o sorteio, mas que foi considerado injusto pelas escolas. Com isso, a Fundação Cultural de Curitiba (FCC), organizadora do evento, irá confeccionar um novo troféu.

FOTOS: Veja imagens do desfile em Curitiba

O enredo da Realeza foi "No samba da Realeza o sabor da sedução", que falava sobre chocolate. Já a Mocidade contou os 40 anos da escola, além de uma homenagem à fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns. Os dirigentes das escolas ficaram felizes com a decisão e consideraram que ambas mereciam a premiação.

O desfile da Acadêmicos da Realeza foi o terceiro a ser realizado na noite de sábado para domingo. O luxo das fantasias e das alegorias e o ritmo da bateria encantaram o público. Entre os componentes estava a pequena Katherine Peretti, de 7 anos, em seu terceiro desfile. "O que mais gosto no carnaval é dançar e sambar", diz.

A Mocidade não deixou por menos e alegrou o público. Campeã do ano passado, ela foi a última a desfilar e fez o que prometia seu samba-enredo: coloriu a passarela de azul. Entre os espectadores que esperavam ansiosamente o desfile estavam a dentista Maristela Sant’Ana, 35 anos, e sua filha Bettina, de 2 anos e meio. "Viemos para ver a Mocidade, mas estamos adorando tudo. É bem tranquilo para vir com a família", conta.

Em segundo lugar ficou a Leões da Mocidade, com o enredo "Vem dançar comigo". A Embaixadores da Alegria, vice em 2011, teve de se contentar neste ano com o terceiro lugar com uma homenagem à história do carnaval curitibano. Os Internautas ficaram em quarto, com o enredo "Brincadeiras de Infância". Em 2013, com a campeã do Grupo B, Unidos do Bairro Alto, que chega ao grupo especial, o carnaval em Curitiba terá seis escolas na avenida.

Tumulto

A apuração dos votos dos 20 jurados teve diversos tumultos. Durante a apresentação das notas de samba-enredo, componentes da Embaixadores da Alegria, insatisfeitos com as notas, tentaram invadir o Teatro Londrina, no Memorial de Curitiba, onde ocorria a apuração. Houve empurra-empurra e guardas municipais chegaram para fazer a segurança do local, 10 minutos após o início da confusão.

Também houve três notas de jurados anuladas por falta de justificativa e rasura nas planilhas. Diversos dirigentes reclamaram e, caso as notas não tivessem sido anuladas, a Acadêmicos da Realeza seria a única campeã. "Mas estamos felizes com o resultado, o que importa é ver os participantes felizes", conta a presidente da escola, Bárbara Murden.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]