• Carregando...

A comédia "Pequena Miss Sunshine" (veja trailer) ganhou o prêmio de melhor filme do Sindicato dos Produtores Americanos, um dos mais importantes na sucessão de premiações que antecede o Oscar. A escolha do longa-metragem de baixo orçamento foi uma surpresa e o coloca entre os principais concorrentes a uma indicação e premiação da Academia.

O sindicato é uma influente associação de produtores de TV e cinema, cujas escolhas freqüentemente se refletem no que se vê na noite de entrega do Oscar. "Pequena Miss Sunshine" deixou para trás o drama "Babel", vencedor do Globo do Ouro , o suspense "Os infiltrados", de Martin Scorsese, o musical "Dreamgirls" - os três considerados fortes concorrentes a muitas indicações ao Oscar - e "A rainha", sobre Elizabeth II.

Indicações e prêmios de associações da indústria cinematográfica como o Sindicado dos Produtores e o Sindicato dos Diretores ajudam a estreitar as escolhas para o Oscar. Muitos dos membros das associações têm voto na Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que concede a estatueta.

Os indicados aos prêmios Oscar deste ano serão conhecidos na manhã de terça-feira, numa breve cerimônia em Beverly Hills. O prêmio dos produtores dá a "Pequena Miss Sunshine" chances pouco imaginadas até então. O filme foi feito fora de Hollywood, com meros US$ 8 milhões. Alcançou sucesso de público e crítica e, somente nos EUA, faturou US$ 60 milhões. Comédias, porém, historicamente não vão bem no Oscar. O filme segue uma família numa viagem de van para levar uma menina a um concurso de beleza na Califórnia. No elenco estão Greg Kinnear, Steve Carell and Toni Collette.

Em 17 anos de votação, a escolha do sindicato para melhor filme coincidiu com a da academia 11 vezes. Nos últimos dois anos, porém, houve divergência. O sindicato escolheu "Brokeback Mountain" em 2006. A Academia, "Crash", o que foi considerado uma surpresa. No ano anterior, o sindicato elegeu "O aviador", e o Oscar de melhor filme foi para "Menina de ouro".

A cerimônia de entrega do Oscar está marcada para 25 de fevereiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]