Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Cinema

Perfeita e irreal

Um homem em crise se apaixona por uma mulher que só ele vê. Este é o mote da comédia romântica A Mulher Invísivel, que estreia no próximo dia 5. Diretor e elenco falam sobre o filme e seus personagens

Amanda(Luana Piovani) dá canjinha para o amado, Pedro (Selton Mello): mulher ideal? | Fotos: Divulgação
Amanda(Luana Piovani) dá canjinha para o amado, Pedro (Selton Mello): mulher ideal? (Foto: Fotos: Divulgação)
Para animar Pedro, Carlos (Vladimir Brichta) o leva para baladas regadas a whisky e mulheres |

1 de 2

Para animar Pedro, Carlos (Vladimir Brichta) o leva para baladas regadas a whisky e mulheres

Para animar Pedro, Carlos (Vladimir Brichta) o leva para baladas regadas a whisky e mulheres |

2 de 2

Para animar Pedro, Carlos (Vladimir Brichta) o leva para baladas regadas a whisky e mulheres

O cineasta Claudio Torres conta que estreou na direção de longa-metragens com um filme "inspirado em muitos gêneros". O inventivo Redentor (2004) tem um narrador à la Brás Cubas: é um homem morto (Pedro Cardoso) que, em meio a um monte de lixo, explica como faleceu.

O filme recebeu críticas positivas, mas fez apenas 230 mil espectadores. "Não pensei no mercado, mas em fazer um filme mais louco, corajoso", conta Torres. O desejo de dirigir produções que dialogassem diretamente com o público nasceu de uma conversa com Daniel Filho, diretor da franquia milionária E Se Eu Fosse Você, que o estimulou a investir em filmes, digamos, vendáveis.

Como não se sentir tentado a atingir, ou chegar perto, dos seis milhões de espectadores que assistiram a Se Eu Fosse Você 2? O filho do casal Fernando Torres e Fernanda Montenegro percebeu, então, que era hora de optar pela comédia, "um gênero sólido, com gramática clara".

"O sonho de qualquer diretor é se comunicar. Mente quem diz o contrário. É embriagante ver a plateia rir", disse, em entrevista coletiva concedida no último dia 17, em São Paulo.

Ele delineou, então, uma comédia romântica em que pudesse falar de temas sérios como a solidão e a idealização. Enquanto escrevia já tinha em mente uma atriz específica para o papel de protagonista: Luana Piovani. Loira, alta e com um corpão, ela lhe parecia perfeita para o papel de "mulher ideal" inventada por um homem em crise após ser abandonado pela esposa.

A comédia romântica A Mulher Invisível, produção da Conspiração Filmes, Warner Bros. Pictures e Globo Filmes, estreia no próximo dia 5 e promete ao público boas gargalhadas. Tudo começa quando Pedro (Selton Mello) é abandonado e entra em parafuso após a traição da mulher (uma ponta da bela e talentosa Maria Luísa Mendonça). A crise é secretamente testemunhada por Vitória (Maria Manoella), sua vizinha apaixonada, casada com um policial gordo e truculento.

Após alguns meses de depressão, Pedro ouve baterem à porta e, ao abrir, depara-se com uma "vizinha gostosa", que nunca viu antes, lhe pedindo uma xícara de açúcar. É Amanda (Luana), uma mulher que se entrega a ele com a devoção de uma esposa grega – gosta de futebol a ponto de assistir jogos da terceira divisão, prepara canjas para curar sua ressaca, deixa sua casa um brinco e não se incomoda em ser traída. E o melhor: está sempre com roupas mínimas – é comum ele voltar do trabalho e a encontrar limpando a casa de calcinha e sutiã.

Ideal machista

Essa mulher, felizmente, não existe. "É uma visão completamente machista", concorda Luana. "Mas é algo que está no DNA do homem. Como Pedro é muito apaixonado, então, isso se perdoa", justifica.

Para fazer a personagem, ela conta que passou uma semana em um spa, para melhorar "um pouquinho" o tônus muscular. Mas não se considera uma mulher perfeita como Amanda. "Havia uma equipe de 40 pessoas cuidando de mim", conta. A atriz que não posa nua não teve problemas em se expor seminua diante da equipe de filmagem. Ao ser perguntada sobre como contribuiu para compor a personagens, responde: "A maioria das lingeries são minhas porque eram as que me deixavam mais à vontade".

Selton Melo topou participar do filme porque lhe agradou a ideia de fazer um "cara comum que inventa uma mulher para tornar a vida mais razoável". O ator cria um Pedro mais complexo que os demais personagens, angustiado, sempre à beira de um colapso. "Claudio sacou que eu gostava de um lado B e me deixou usá-lo em doses suficientes para não transformar esta comédia em outra coisa", conta o fã dos filmes de Ben Stiller. "É um filme que poderia ter sido feito por ele", considera.

Mas ele também é responsável pelos momentos mais engraçados do filme, como quando leva sua Amanda para o cinema e tenta passar pelo bilheteiro do cinema (uma ponta do comediante Marcelo Adnet) com duas entradas. Ou quando vai a uma danceteria e as pessoas o veem se agarrando e dançando com o ar. Selton conta que se inspirou no ator de comédias Steve Martin, mas também em Edward Norton, em O Clube da Luta. "É um filme sobre esquizofrenia", diz.

A mulher real

Vestida dos pés à cabeça, Vitória passa batido por Pedro, um controlador de tráfego que frequenta baladas com o amigo e colega de trabalho Carlos (Vladimir Brichta). Ela confidencia sua frustração amorosa à irmã Lúcia (Fernanda Torres), que a incentiva a se aproximar do amado. "Ela é a mulher real. Vive dois movimentos: o do amor e o da transformação", conta a atriz sobre a verdadeira mocinha desta comédia romântica.

Brichta se repete no papel de conquistador canastrão e, embora se sinta honrado em participar de uma comédia que certamente terá forte apelo de público, confessa que ainda não se sente desafiado em sua carreira no cinema. "Tive o privilégio de trabalhar com grandes nomes como Guel Arraes (Romance) e Sérgio Machado (Quincas Berro d’Água, que acaba de ser filmado na Bahia). Mas a maioria dos papeis tem semelhança, inclusive com o que faço na tevê. Acho que o ator precisa sair de uma situação passiva e passar a escolher, se quiser abrir o leque", diz.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.