Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Música

Poesia borbulha

Raimundo Fagner comemora 35 anos de carreira com DVD que traz as imagens de um show realizado em Fortaleza oito anos atrás, já lançado em disco

O cantor e compositor cearense Raimundo Fagner atribui à poesia o seu reconhecimento junto ao público |
O cantor e compositor cearense Raimundo Fagner atribui à poesia o seu reconhecimento junto ao público (Foto: )

O acaso pode ser apontado como um, e apenas um, dos responsáveis pelo DVD Raimundo Fagner ao Vivo, recém-lançado pela Sony BMG. Na noite de 28 de janeiro de 2000, o cantor e compositor cearense, acompanhado de um "timaço" de músicos profissionais, realizou apresentação ao ar livre no Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza (CE).

Em território natal (ele nasceu em Orós, interior cearense), com duas dezenas de hits, o show – que teve os 40 mil integrantes do público cantando – já havia rendido o álbum Raimundo Fagner ao Vivo, lançado em 2000. Então, ano passado, o "acaso" se encontrou com Fagner. O acaso se chamava, na ocasião, Rosemberg Cariry.

"O cineasta cearense Rosemberg havia filmado aquele show e eu não sabia. Ele me mostrou as imagens e apresentamos o material à gravadora, que aceitou viabilizar o DVD, lançado agora", conta Fagner, bastante satisfeito com o resultado. O título traz 20 das principais canções que tornaram Fagner um artista popular brasileiro. Há composições próprias, como "Asa Partida", parceria com Abel Silva, e canções de outros artistas, como "Sinal Fechado", de Paulinho da Viola; "Eternas Ondas", de Zé Ramalho; "Deslizes", de Michael Sullivan e Paulo Massadas, além de um dos maiores sucessos da carreira do artista cearense, "Borbulhas de Amor", versão que o poeta Ferreira Gullar fez para "Burbujas de Amor", do dominicano Juan Guerra.

Poesia

Fagner afirma que a poesia o aproximou do público brasileiro. "Faço canções com melodia, mas, acima de tudo, com mensagem de qualidade", diz. Ele analisa que a mensagem, via letra, temperada poeticamente, é o que dá "colorido" ao seu repertório. Fagner salienta a parceria constante, e permanente, que estabelece com letristas e poetas. Fausto Nilo e Abel Silva são alguns deles. Mas também musicou textos de Florbela Espanca ("Fanatismo"), de Cecília Meirelles ("Canteiros") – além de cantar aquela adaptação de Ferreira Gullar, a mais do que famosa música que "borbulha": "Quem dera ser um peixe/ Para em teu límpido/ Aquário mergulhar/ Fazer borbulhas de amor/ Pra te encantar/ Passar a noite em claro/ Dentro de ti".

O artista cearense avisa que aceita receber, e recebe (muitas), sugestões de letras de todo o Brasil, sobretudo do Paraná. Fagner convida poetas paranaenses a encaminhar textos, sugestões de eventuais e, quem sabe, futuras parcerias para o e-mail ararena@ararena.com.br e/ou pelo telefone (85) 3264-2810. "Costumo ler tudo e dar retorno".

Missão do artista

Filho de um sírio radicado no Ceará, que gostava de cantar e que viveu 96 anos, Fagner canta desde a infância. "Nasci para ser cantor". Ele acredita que o artista deve ter compromisso com o público. "No Brasil, é o povo que elege o artista. Por isso, o artista não deve se deixar usar para alienar o povo, mesmo que (o artista) seja alienado", afirma. Fagner entende que, diante das mudanças no mercado fonográfico, via pirataria e downloads, os artistas precisam ajudar a reinventar a indústria. De que jeito? Ele mesmo ainda não sabe. E, em meio a novos ventos e safras recentes, cita dois compositores que considera importantes porque, a exemplo dele, valorizam o texto: Zeca Baleiro e Jorge Vercilo.

Curitiba, meu amor

A turnê de divulgação deste DVD deve passar por Curitiba, entre outubro e novembro, em local a ser definido. Ele revela que analisa uma proposta da Orquestra Sinfônica do Paraná para realizar um espetáculo em conjunto. Fagner gosta de Curitiba, onde tem amigos e ainda fez investimentos na cidade: adquiriu ações do clube de futebol J. Malucelli. "Não vejo a hora de visitar Curitiba, para conviver com os amigos e, ainda, bater uma bolinha."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.