Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Exposição

Poética leminskiana encanta Foz do Iguaçu

Após 19 dias em exibição, mostra Múltiplo Leminski atraiu um público de mais de 28 mil pessoas

Público de Múltiplo Leminski já equivale a 35% dos visitantes da Hidrelétrica de Itaipu num período de 19 dias | Christian Rizzi/Gazeta do Povo
Público de Múltiplo Leminski já equivale a 35% dos visitantes da Hidrelétrica de Itaipu num período de 19 dias (Foto: Christian Rizzi/Gazeta do Povo)

A poética leminskiana encantou turistas e moradores da região trinacional de Foz do Iguaçu. A exposição Múltiplo Leminski, sobre a vida e a obra do escritor curitibano Paulo Leminski (1944-1989), surpreendeu e bateu o recorde de visitação no Ecomuseu de Itaipu. Pela primeira vez em uma cidade do interior paranaense, a exposição, aberta no dia 12 de julho, atraiu 28.110 pessoas em um período de 19 dias, marca equivalente a 35% das visitas realizadas na Hidrelétrica de Itaipu no período.

"Foi o recorde de visitas no Ecomuseu desde 2007 em um só mês", diz a gerente do Complexo Turístico de Itaipu, Jurema Fernandes. Na avaliação dela, a qualidade da exposição e a figura de Leminski, um artista conhecido na região, contribuíram para o sucesso.

Os artefatos que retratam o legado do escritor estão espalhados por uma área de aproximadamente 300 metros quadrados. É um labirinto multifacetado composto por imagens, livros e textos de um intelectual conhecido por transitar por diversas áreas, incluindo a tradução, a biografia e a poesia.

Filha de Leminiski e uma das curadoras da exposição, ao lado da mãe, Alice Ruiz, e da irmã, Estrela, Aurea Leminski, diz que Foz do Iguaçu foi uma grande surpresa. "Foi surpreendente. Foz tem muitos atrativos e quem gosta de museu é um público específico", diz.

A mostra, que segue em cartaz na cidade até o dia 20 de outubro, terá mais atrações pela frente, segundo Aurea. No dia 24 de agosto, quando o escritor completaria 69 anos, o músico e professor José Miguel Wisnik fará uma aula-show sobre Paulo Leminski no Centro de Recepção de Visitantes (CRV) da Itaipu, às 20 horas. Acompanhado pelos músicos Sérgio Reze e Swami Jr., ele conduzirá o público a refletir sobre a poética leminskiana. A entrada é franca.

Após encerrar a temporada em Foz do Iguaçu, a exposição será levada para Goiânia, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, onde permanece entre 28 de novembro a 9 de março de 2014. Entre abril e maio do ano que vem, a mostra seguirá para Recife.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.