Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Rock

Polícia americana investiga fabricante de guitarras Gibson

Empresa estaria utilizando madeira ilegal na fabricação de instrumentos. Gibson afirma que vai "cooperar plenamente" com as investigações

A fabricante de guitarras Gibson, cujos modelos ficaram conhecidos nos ombros de Jimmy Page (Led Zeppelin), Slash (Guns 'N' Roses), The Edge (U2) e Noel Gallagher (Oasis), entre outros músicos, está sendo investigada pela polícia dos Estados Unidos por suposto uso de madeira contrabandeada na produção dos instrumentos. A informação é do jornal inglês The Guardian.

Segundo a publicação, agentes federais estiveram na fábrica da Gibson em Nashville, no estado do Tennessee (EUA), na última terça-feira (17), e apreenderam, além de madeira, computadores, arquivos e guitarras. A suspeita é de que jacarandá estaria sendo comprado ilegalmente da ilha de Magadascar, localizada no leste africano, via Alemanha.

O jacarandá é um tipo de madeira maciça crucial na fabricação de guitarras, com valor de mercado duas vezes maior do que o mogno. A matéria-prima é geralmente utilizada no braço e no corpo de violões.

De acordo com a lesgislação americana, as empresas são proibidas de importar este tipo de madeira de Madagascar por causa de casos de corrpução no país, além de questões ambientais.

Em nota oficial, a Gibson afirmou que vai "cooperar plenamente" com as investigações e que a empresa faz parte de uma "rede de compradores certificados e supervisionados, que adquire madeira de fornecedores legais que trabalham dentro das normas".

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.