Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ciência

Por que tanto fascínio por Marte?

Ao anunciar a descoberta de evidências de que existem correntes de água salgada no Planeta Vermelho, Nasa reacende uma paixão antiga

Cena do filme “O Marciano”, que estreia na quinta-feira (1º.). | /Divulgação
Cena do filme “O Marciano”, que estreia na quinta-feira (1º.). (Foto: /Divulgação)

A descoberta de evidências de correntes de água salgada em Marte, anunciada pela Nasa nesta segunda-feira (28), não veio acompanhada de conclusões sobre a existência de vida, por exemplo. Os cientistas ainda têm uma longa pesquisa pela frente, e são cautelosos ao fazer especulações.

Mesmo assim, este é o tipo de notícia que vai além do mundo científico e mexe com a imaginação de muita gente. É Marte, afinal de contas.

Mas por que tanta excitação?

O Caderno G investigou o fascínio da humanidade pelo Planeta Vermelho e listou alguns exemplos do quanto o nosso vizinho fez parte do imaginário coletivo e influenciou a cultura – do romance “A Guerra dos Mundos” (1898), de H. G. Wells, até “Perdido em Marte”, filme de estrelado por Matt Damon que estreia nesta quinta-feira (1º).

Leia aqui.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.