Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Cinema

Première Brasil vira vitrine de filmes nacionais inéditos

Olheiros de alguns dos mais importantes festivais do mundo participam do 11º Festival do Rio. Para esses convidados especiais, o foco está na Première Brasil, mostra competitiva nas categorias longa-metragem ficção, longa-metragem documentário e curta-metragem. Em 2009, serão exibidos na Première Brasil cerca de 60 filmes nacionais recentes, sendo 42 longas e 18 curtas. Entre eles, 17 longas (de ficção e documentários) e 16 curtas vão disputar o troféu Redentor.

Três concorrentes na categoria longa de ficção já foram testados em festivais da Europa e da América do Norte - "Hotel Atlântico" de Suzana Amaral, encantou as plateias de Toronto, antes de aportar no Rio; "Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo", de Marcelo Gomes e Karin Aïnouz, cujo título de produção era Azul Turquesa, e "Insolação", de Daniela Thomas e Felipe Hirsch, integraram mostras paralelas de Veneza. E "Olhos Azuis", de José Joffily, e "Antes Que o Mundo Acabe", de Ana Luiza Azevedo, concorreram - e foram premiados - em Paulínia.

Não faltam atrações completamente inéditas. Com "Os Inquilinos" (Os Incomodados Que Se Mudem), Sérgio Bianchi leva sua nova provocação à Première Brasil. O subtítulo tem valor de advertência - Bianchi tem fama de incomodar. Marco Ricca também mostra sua estreia como diretor, "Cabeça a Prêmio", com Alice Braga. Outros títulos - "Bellini e o Demônio", de Marcelo Galvão; "Histórias de Amor Duram Apenas 90 Minutos", de Paulo Halm - o tempo médio de um filme -; "Sonhos Roubados", de Sandra Werneck; "Natimorto", de Paulo Machline; e "Os Famosos e os Duendes da Morte", de Esmir Filho, todos ficções.

A categoria documentário promete - "Reidy, a Construção da Utopia", de Ana Maria Magalhães; "Belair", de Noa Bressane e Bruno Safadi; "Tamboro", de Sérgio Bernardes; "À Margem do Lixo" de Evaldo Mocarzel; e "Sequestro", de Wolney Ayala. "Cidadão Boilesen", de Chaim Litewski, já foi premiado no É Tudo Verdade; e "Alô Alô Terezinha", de Nelson Hoineff, ganhou o Cine PE. Outra seção, com o sugestivo nome de Novos Rumos, contempla os jovens e há uma Première Brasil Música só com musicais, incluindo "Rock Brasileiro - História em Imagens", de Bernardo Palmeiro.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.