O conselho curador do Prêmio Jabuti anunciou na quinta-feira (23) um novo vencedor na categoria "Artes e Fotografia".Publicado pela editora do Sesc-SP, "Cenografia Brasileira: Notas de um Cenógrafo", de José Carlos Serroni, que não aparecia entre os três primeiros colocados na votação original, derrubou para o segundo lugar a obra "Walter Zanini: Escrituras Críticas", com organização de Cristina Freire.
Em terceiro lugar na categoria ficou o livro "Theatro da Paz", organizado por Paulo Fernandes e Rosário Lima, no lugar de "Norberto Nicola: trama ativa = Norberto Nicola: living texture", da editora Imesp, com organização de Denise Mattar.
Também mudaram os resultados da categoria "Capa", em que "Maquiagem", da Luste Editores substituiu "Murphy", da Cosac & Naify, no terceiro lugar. Vencedor e vice continuaram os mesmos."Livro Infantil", "Economia, Administração e Negócios" e "Teoria e Crítica Literária" também foram submetidas a nova apuração, porém não tiveram alteração de resultado.
A decisão de fazer nova votação foi tomada quatro dias depois de a Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciar os vencedores, decorre do fato de que alguns jurados haviam deixado de dar notas a alguns dos finalistas, contrariando o regulamento.Em nota, o conselho curador pediu desculpas às "editoras, autores e profissionais responsáveis por livros cuja classificação foi alterada", mas afirmou ter "certeza de que a atitude tomada foi a mais adequada".



