Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Música

Próxima parada

Dasvelas, banda formada por ex-integrantes do Terminal Guadalupe, grava primeiro álbum, produzido por Carlos Trilha, e apresenta o novo repertório no próximo domingo

No alto, Allan Yokohama (guitarra e voz), Fabiano Ferronato (bateria), Marano (guitarra e voz), e Igor Ribeiro (sintetizadores e sax): o cotidiano e uma mistura sonora | Fotos: Rafael Dabul/Divulgação
No alto, Allan Yokohama (guitarra e voz), Fabiano Ferronato (bateria), Marano (guitarra e voz), e Igor Ribeiro (sintetizadores e sax): o cotidiano e uma mistura sonora (Foto: Fotos: Rafael Dabul/Divulgação)

Uma novidade sonora deve provocar burburinho na cena cultural curitibana: a banda Dasvelas vai, finalmente, mostrar o seu repertório, durante 40 minutos, na manhã do próximo domingo, no pátio do Conservatório de MPB.

A expectativa a respeito desse projeto musical está no ar desde março do ano passado, quando foi anunciado o fim das atividades da banda Terminal Guada­­lu­­pe, apontada por críticos, como Sérgio Martins, da revista Veja, como uma das mais promissoras do cenário nacional. O TG, na realidade, não acabou: está na ativa, capitaneado pelo vocalista Dary Jr. Mas três ex-integrantes do TG continuaram tocando juntos e formaram a Dasvelas.

Allan Yokohama (guitarra e voz), Marano (guitarra e voz) e Fabiano Ferronato (bateria), músicos que chamaram a atenção do público e da crítica pela sonoridade que desenvolveram no TG, incorporaram o amigo Igor Ribeiro (sintetizadores e sax) nessa nova proposta musical.

Eles afirmam que, antes da sonoridade, o que explica a banda é a amizade, o elo que os aproxima e torna a relação leve e agradável.

Yokohama lembra que, como muitos ensinamentos evidenciam, nada é independente nesse mundo de contínuos intercâmbios. O quarteto troca informações com muita frequência. Mostram, uns aos outros, a mais recente descoberta musical, assistem filmes e compartilham inúmeras horas da existência.

Marano e Ribero vi­­vem há seis meses no mesmo endereço, no bairro Água Verde, local em que a banda ensaia, das segundas às quintas-feiras, das 19 às 22 horas.

Além de refinar o repertório para as apresentações públicas, eles se permitem brincar, improvisar e ouvir o que gostam. De Led Zeppelin a Cazuza, também fazem soar no aparelho de som canções de bandas curitibanas, como ruído/mm, Anacrônica, Sabonetes, Copacabana Club, Hotel Avenida, Mordida, Narciso Nada e outras.

No dia 10 de junho, a Dasvelas divide o palco do James com a banda Charme Chulo. Eles querem exibir as suas canções no palco do Wonka, no Blues Velvet, no Teatro do Paiol, enfim, onde for possível soar.

Em um segundo momento, a meta é conhecer o país fazendo música. Nada mais natural, observa Yokohama, do que seguir Brasil afora por meio de uma turnê permanente – algo que pode se estender por ou­­tros países.

No tsunâmi do agora

"Pessoas vivendo o presente, esquecendo o depois." Eis um trecho de uma nova letra que, como sugere Yo­­kohama, pode ajudar a compreender a proposta da banda.

Eles entendem que esse começo de década é um momento que, acima de tudo, "pede" leveza, devido a tantos incidentes e tragédias que se repetem em diversos pontos do mundo, de corrupção a desastres naturais. "Então, percebemos que o artista tem de oferecer leveza ao público. Não é escapismo. Ao contrário. Já há ‘peso’ demais na realidade", diz Ribeiro. E Yokohama completa dizendo que as letras são, de maneira geral, "para cima".

A gravação do álbum, ainda sem título, aconteceu em meio a um astral muito leve, dizem os músicos. De janeiro a março, eles registraram 14 canções no estúdio carioca Órbita, com a produção de Carlos Trilha, famoso por ter burilado álbuns da Legião Urbana, Re­­nato Russo, Ma­­risa Monte e Lobão.

Trilha, conta Ribeiro, soube extrair o que a banda tinha de melhor, sem tentar transformá-los em um produto comercialmente viável. Eles lançam o álbum em agosto. No mês que vem, anteciparão uma das faixas pela internet. E, neste próximo domingo, dão o primeiro passo em público desse projeto que, como o nome sugere, segue ao sabor do vento.

Serviço

Estréia da banda Dasvelas. Conservatório de MPB (R. Mateus Leme, 66). Dia 16, às 11h. No Sarau das Nuvens. R$ 5. Mais informações: (41) 9902-1814.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.