• Carregando...

Se você encontrar uma moldura em um ponto de ônibus, em uma esquina, ou em algum corredor não se assuste. O artista plástico Tom Lisboa está de volta, com um novo projeto de intervenção urbana em Curitiba, o Cinematógrafo. O projeto começa a ser colocado em prática nesta quinta-feira (25), em diferentes pontos da cidade, com a instalação de 50 molduras espalhadas por bairros e região central, entre espaços abertos e fechados como cafés, shoppings e livrarias. Desta vez, o público pode manipular a obra, passando de espectador a diretor de imagens.

"Eu vou propor enquadramentos, mas a pessoa vai poder se aproximar da obra e buscar outros ângulos. Nos projetos anteriores, o público era mais espectador", comentou Lisboa. As molduras feitas de madeira, medindo 40 x 22 cm, são penduradas por fios de nylon e têm cores fortes como azul, amarelo, vermelho e verde-limão. "São cores relacionadas à placas de sinalização que usei propositadamente para chamar a atenção", completa o autor da façanha.

Este é o terceiro ano consecutivo que o artista e fotógrafo inicia um projeto de intervenção urbana. O primeiro foi "Ficções Urbanas", em 2004, apresentada em 20 outdoors com imagens montadas. No ano passado foi a vez de "polaroides (in)visíveis" fixada em pontos de ônibus e que conquistou reconhecimento nacional ao vencer o Prêmio Porto Seguro de Fotografia, na categoria pesquisas contemporâneas. Foram colados cartazes em pontos da cidade indicando prédios ou espaços históricos e representativos que geralmente passam despercebidos. Em outubro o projeto estará sendo levado para Porto Alegre (RS).

Tom Lisboa diz que a liberdade do espaço urbano é o seu grande incentivo. "A dimensão é muito grande, permite muitos exercícios e possibilita o estabelecimento de diálogos com outros públicos. Ao fazer uma intervenção urbana tenho a possibilidade de atingir pessoas distantes dos tradicionais espaços dedicados à arte", afirmou. Com os projetos anteriores Tom Lisboa diz que recebeu várias manifestações por meio de e-mail e reconhecimento da comunidade acadêmica.

A instalação das molduras do projeto Cinematógrafo vai acontecer até 31 de maio. "Apesar de ser um projeto barato, não deve durar muito tempo. Enquanto as molduras estiverem instaladas o projeto vai estar acontecendo. Também vou ver como vai ser a reação, se as pessoas vão tirar as molduras ou não. A idéia é não repor quando a moldura for retirada", finalizou.

A dica é ficar atento para conferir esta nova intervenção no espaço urbano da capital.

Confira o roteiro de exposições

Serviço: Projeto Cinematógrafo. Colocação das molduras de 25 de maio a 31 de maio. Em praças, pontos de ônibus, shoppings, cafés e livrarias de Curitiba. Site da exposição www.sinTOMnizado.com.br/cinematografo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]