Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
HQ

Quadrinista do PR publica sua obra nos EUA

Personagem Annubis Warrior é inspirado na mitologia egípcia e chega ao concorrido mercado americano em setembro

 | Imagens: Reprodução
(Foto: Imagens: Reprodução)
 |

1 de 3

 |

2 de 3

Com o seu personagem Anubis Warrior, o quadrinista Fábio Chibilski fechou um acordo para produzir duas revistas de 32 páginas |

3 de 3

Com o seu personagem Anubis Warrior, o quadrinista Fábio Chibilski fechou um acordo para produzir duas revistas de 32 páginas

Ponta Grossa - Sem espaço no mercado nacional, quadrinistas brasileiros buscam – e encontram – chances no exterior, principalmente nos Estados Unidos e na Europa. Seguindo essa tendência, um estúdio ponta-grossense se prepara para lançar um personagem próprio nos EUA em setembro, o Anubis Warrior, em parceria com a produtora Arcana Comics, do Canadá.

De acordo com o diretor do Studio Cult Comics, Fábio Chibilski, toda a concepção do personagem foi feita por aqui, desde o roteiro inicial até a arte final. Normalmente os desenhistas brasileiros trabalham sob encomenda, com roteiro predeterminado e demandas específicas.

O caminho que Chibilski percorreu até conseguir publicar seu trabalho no exterior começou com as revistas em quadrinhos que o avô lhe dava de presente. Eram gibis da Turma da Mônica e da Disney. Ele tinha cinco anos e assim surgiu o interesse por HQs.

"Depois de aprender as técnicas de bico de pena e nanquim, comecei a dar aulas de desenho em 1993 pela Prefeitura de Ponta Grossa e em parcerias com o Serviço Social do Comércio (Sesc). Em 1999, montei minha própria escola e, em 2007, consegui juntar um grupo de alunos para formar o Studio Cult Comics", diz.

Desde então, já fez trabalhos para pequenas e médias produtoras de quadrinhos nos EUA, fechando negócio com a Arcana Comics para lançar Anubis Warrior em uma minissérie, que contempla duas revistas de 32 páginas, com 10 mil exemplares cada.

Melhor do mundo

Para conseguir lançar Anubis Warrior no mercado norte-americano, a parceria com uma produtora do Canadá foi fundamental. "No Brasil, o mercado de quadrinhos é muito pequeno e os Estados Unidos são o melhor local do mundo para esse tipo de produção. Existem milhares de títulos, consumidos de forma voraz pelos americanos", diz Chibilski.

A parceria com a Arcana permite que a revista seja divulgada o trabalho em congressos, como o San Diego Comics Con, um dos maiores encontros de fãs de quadrinhos do mundo, e em eventos da área, com a intenção de preparar o público para quando a revista chegar às bancas.

Todo o trabalho de impressão e distribuição também será feito por lá. "Já está tudo certo, as revistas estão impressas e prontas para o mercado, mas existe esse trabalho de divulgação prévio, e a distribuição que tem de ser feita por eles. Aqui no Brasil, essa estrutura é muito complicada e cara. Por exemplo, se eu quiser lançar uma revista por aqui, as distribuidoras cobram cerca de 50% do preço de capa, lá é 10%. Por esse motivo, o mercado marginal no Brasil é gigantesco e tudo é vendido na internet ou em forma de fanzines", conta o quadrinista.

O personagem

Anubis Warrior é inspirado na mitologia egípcia. Depois de uma conferência do panteão no Tribunal de Osíris, o deus Anubis recebe a incumbência de delegar o seu poder a um humano com a intenção de combater o mal. Isso porque os homens começaram a libertar e a cultuar as forças das trevas.

Então Anubis dá parte de seu poder a um pastor de ovelhas e nasce o primeiro guerreiro Anubis, que realizou sua missão até a morte. Depois um novo campeão foi escolhido e Anubis concede a ele um medalhão que prolongaria sua vida. Depois da morte do segundo campeão, uma sucessão de heróis com o mesmo poder realiza o trabalho de proteger a Terra por séculos contra demônios e forças subterrâneas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.