Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Cênicas

Quando o teatro se mistura com a linguagem do cinema

Em Breve nos Cinemas: influência cinematográfica no teatro | Marco Novack/Divulgação
Em Breve nos Cinemas: influência cinematográfica no teatro (Foto: Marco Novack/Divulgação)

Parceiros do dramaturgo norte-americano Mark Harvey Levine, a companhia Teatro de Breque, fortemente influenciada pelas obras de David Foster Wallace, um dos nomes mais representativos da literatura no século 20, convenceu Levine a mergulhar no universo do escritor, o que resultou na peça Em Breve nos Cinemas, contemplado pelo edital de ocupação do Teatro Novelas Curitibanas, e que estreia hoje, às 20 horas, no espaço (veja o serviço completo do espetáculo no Guia Gazeta do Povo).

O texto, escrito a quatro mãos por Levine e pela dramaturga e diretora do espetáculo, Nina Rosa Sá, começou a ser pensado no ano passado. Nenhum dos dois precisou se deslocar para que a parceria fosse possível: tudo foi feito via internet – Nina aqui e Levine na sua casa, em Los Angeles. Apesar de definir o modo de produção como "loucura", a troca de ideias e de materiais fluiu bem, conta a diretora. "Um mandava propostas de cena para o outro, reescrevíamos, e assim foi."

A história proposta na peça usa situações da vida de Wallace com uma linguagem fragmentada, fortemente influenciada pelo cinema. "Gostamos de brincar que a peça é uma ficção nossa sobre ele", diz Nina. Os contos breves do escritor também facilitaram o processo. O elenco é formado pelos atores Pablito Kucarz, Cleydson Nascimento e Tatiana Blum.

Projeções

O tom cinematográfico do espetáculo não se restringe ao texto e aos diálogos, mas permeia o cenário (de Fernando Marés) e a peça como um todo. "Por isso, vamos brincar com projeções", salienta a diretora, que sabia o que desejava esteticamente, mas não tinha domínio da técnica cinematográfica. Para isso, chamou o cineasta Fábio Allon, responsável pela direção de imagem. Projeções, uso de depoimentos e de luz de cinema foram transferidos para o palco. A novidade, fala a diretora, é que tudo será ao vivo. "Não há nada pré-gravado, então teremos algo diferente todos os dias."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.