Londres - O filme Quem Quer Ser um Milionário? foi o grande vencedor do Bafta, prêmio máximo do cinema britânico, ao conquistar, no último domingo, sete prêmios: melhor filme, diretor (Danny Boyle), roteiro adaptado, edição, fotografia, trilha sonora e som. A vitória é mais um indicativo de sua força para a principal premiação do cinema mundial, o Oscar, que acontece no dia 22 de fevereiro em Los Angeles.
A inglesa Kate Winslet, que ganhou dois Globos de Ouro no mês passado, venceu na categoria melhor atriz, por seu papel em O Leitor, pelo qual também está indicada ao Oscar. "Quero agradecer ao meu pai e à minha mãe, para quem não vou olhar, senão vou começar a chorar", disse a atriz. Mickey Rourke foi escolhido o melhor ator, por O Lutador, que estreia sexta-feira no Brasil.
A espanhola Penélope Cruz venceu o Bafta de melhor atriz coadjuvante pela comédia Vicky Cristina Barcelona, de Woody Allen. Por sua atuação em Batman O Cavaleiro das Trevas, o australiano Heath Ledger, que morreu em janeiro de 2008, vítima de uma overdose acidental de remédios, foi escolhido o melhor ator coadjuvante.



