À convite da Gazeta do Povo, a professora da UERJ Aureanice de Mello Corrêa elaborou uma espécie de glossário a respeito da umbanda. Confira:
O que acontece quando um pai-de-santo recebe uma entidade?
O que ocorre é o transe e, as entidades que recebem, se for na umbanda, são pretos velhos, caboclos, ciganos, Exus. Porém, como a religião possui sua matriz africana, também incorporam seu orixá protetor e mentor de sua cabeça o orí que pode ser, Ogum, Oxossi, Oyá, Oxum, Xangô, por exemplo.
Orixás
Os orixás são forças da natureza. Sua origem está vinculada às cidades-reinos africanas, especialmente as da sociedade iorubá, que tinha, como cidades centrais, Oyó (de importância administrativa) e Ifé (religiosa). Cada cidade-reino da região iorubana tinha um orixá como protetor do rei e dos seus súditos um orixá.
Por exemplo, Oxum era de Ijexá; Xangô, de Oyó; Oxossi, de Keto; e assim por diante.
De acordo com essa análise, não acredito que haja um "sincretismo religioso" entre os santos do catolicismo e os orixás do candomblé.
O sincretismo acarretaria numa ascendência de uma prática cultural sobre a outra. Sob a perspectiva geográfica cultural, o que temos é uma circularidade da cultura entre estas distintas práticas religiosas, promovendo um diálogo engendrado dialeticamente e de forma que constituam territorialidades humanas.
Brasileira
Além de ter os elementos do catolicismo e do kardecismo, a umbanda foi fundada no Brasil e suas entidades (espíritos) viveram o cotidiano da sociedade brasileira do Brasil Colônia, do Império e da República. Elas relatam, em suas práticas, seus pontos, cânticos, benzeduras, vestimentas e adornos a riqueza da nossa história.
O ritual atualiza o passado no presente.
Pontos de umbanda
Sim, como no candomblé, a música ritmada pelos atabaques e palmas, mais os cânticos entoados, atuam como um chamado. Preparam, também, o ambiente para os orixás do candomblé virem para participar da festa.
Vale lembrar que, segundo a crença desta prática cultural, os orixás vivem na África e vêm visitar seus filhos na festa preparada por estes filhos, que são agraciados pela sua presença e pelo abraço de acolhimento e proteção.
Qual a difereça entre umbanda e quimbanda?
Penso que esta diferença reside na questão entre magia e feitiçaria e está vinculada ao pensamento que reside na sociedade ocidental entre o Bem e o Mal, neste maniqueísmo que perpassa pelas ações desta sociedade. Certo/errado; puro/impuro; belo/feio. Dentro dessa lógica, a umbanda estaria do lado do bem.



