Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Internet

Responda: “Lennon ou McCartney?”

Lennon (ao lado da mulher, Yoko Ono): placar equilibrado | Arquivo
Lennon (ao lado da mulher, Yoko Ono): placar equilibrado (Foto: Arquivo)

Nenhuma banda atingiu tamanha unanimidade na história da música popular quanto os Beatles.

O grupo britânico foi o fato cultural mais emblemático da cultura pop dos anos 1960 e se sedimentou como referência praticamente incontestável para todas as épocas ao lançar bases para muito do que é feito até hoje.

Paradoxalmente, o imaginário em torno do grupo também traz uma das perguntas mais controversas entre os fãs dos Beatles e de música popular em geral: "John Lennon ou Paul McCartney?"

A pergunta, que você provavelmente já dirigiu a alguém ou teve de responder, foi feita pelo cineasta norte-americano Matt Schichter ao longo de dez anos em entrevistas que conduziu com astros da música e do entretenimento para a sua produtora, a Scared Goose Productions, de Los Angeles.

Há alguns dias, Schichter fez uma compilação das respostas e as reuniu em uma espécie de documentário que publicou no YouTube com o nome Lennon or McCartney : A Beatles Documentary (apenas em inglês).

Ele selecionou impressionantes 550 respostas de artistas de segmentos variados – de medalhões do rock como Pete Townshend (The Who) e Ozzy Osbourne (Black Sabbath) a ídolos teen como Justin Bieber, além de atores como Sylvester Stallone e Robert De Niro e a fantoche Miss Piggy (Muppets).

O resultado, embora tenha resultado em um vídeo um tanto cansativo (são mais de 500 depoimentos em cerca de 35 minutos), é interessante.

As reações à pergunta variam entre o riso cúmplice de quem já brincou de respondê-la até negações determinadas a eleger apenas um – seja com um simples "não", ou com respostas como "George Harrison" em protesto.

Veja o vídeodocumentário

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.