Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Cinema

Robert Rodriguez e Tarantino se dividem em "Grindhouse"

Compadres há tempos, os diretores Robert Rodriguez e Quentin Tarantino estão preparando juntos sua próxima cartada: uma produção reunindo o melhor do cinema trash de terror. O filme ganhou o título de "Grindhouse", que são lugares de diversão a preço baixo, especialmente cinemas que funcionam durante o dia e a noite toda. O espírito dessas "casas" tem tudo a ver com o da produção. A idéia seria matar as saudades dos filmes B dos anos 1970 e 80, que normalmente traziam em seus roteiros o que os grandes estúdios não queriam mostrar: sexo e violência.

Tarantino é fã confesso desses filmes e já os usou como referência para seus filmes anteriores, especialmente a série "Kill Bill". "'Grindhouses' ficavam normalmente nos guetos. Ou eram aqueles cinemas grandes e antigos do centro, que freqüentemente funcionavam durante a noite toda, para os vagabundos. No grindhouse que eu ia, toda semana tinha um novo filme de kung fu, um novo filme de perseguição de carros ou um novo filme sobre sexo", diz.

Em "Grindhouse", os diretores resolveram criar um esquema diferente de trabalho: ao invés de dividirem a direção de um único longa-metragem, cada um deles rodou um filme separado. "Planet terror", dirigido por Rodriguez, tem 80 minutos de duração e seu tema é o "terror bioquímico". No caso, o filme conta a bizarra história de Cherry (Rose McGowan), uma jovem stripper que perde a perna e coloca, em seu lugar, uma arma automática. E quando sua cidade passa a ser atacada por zumbis, ela e o ex-namorado (Freddy Rodriguez, nenhum parentesco com o diretor) lideram um grupo de sobreviventes na batalha contra o mal.

"Eu pensei que ninguém havia pensando nisso antes", disse Rodriguez em entrevista ao jornal "New York Times", justificando a inusitada prótese de sua protagonista. "Nossa mente tem as idéias mais loucas para atrair as pessoas para o cinema. Aí escrevemos nosso roteiro usando esses elementos".

Já "Death proof", dirigido por Tarantino, tem 90 minutos de duração e gira em torno de um falso set de filmagem. Mary Elizabeth Winstead vive uma atriz que faz seu primeiro papel importante num grande filme. Rosario Dawson interpreta sua maquiadora. As duas passam a ser perseguidas por um dublê assassino (Kurt Russell).

Os filmes são ligados por quatro falsos trailers - cujas temáticas têm a ver com o que era mostrado pelas antigas "grindhouses"-, que foram feitos por diretores reais: Eli Roth, Rob Zombie, Edgar Wright e pelo próprio Rodriguez.

Para manter o estilo dos filmes que inspiraram a produção, Tarantino e Rodriguez usaram alguns truques para "datar" os longas, como se eles realmente fossem antigos: acrescentaram a eles arranhões, pó e sujeira. E como os longas das "grindhouses" sempre tinham um pequeno pedaço faltando, os diretores fizeram questão também de seguir essa premissa. "Para mim, o principal é jogar com o público", afirmou Tarantino ao "New York Times".

"Grindhouse" deve estrear nos Estados Unidos em 6 de abril. Ainda não há data prevista para entrar em cartaz por aqui.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.