• Carregando...
O autor Paulo Cesar de Araújo lamenta a postura do “rei” e o doloroso embate na justiça, mas mantém o seu respeito artístico por Roberto Carlos | Divulgação
O autor Paulo Cesar de Araújo lamenta a postura do “rei” e o doloroso embate na justiça, mas mantém o seu respeito artístico por Roberto Carlos| Foto: Divulgação

Opinião

Vendo os meus discos do Roberto Carlos

Nesta semana quero ir a um sebo vender ou trocar meus discos do Roberto Carlos. Devo ter uns 15. Depois de ler O Réu e O Rei, a pouca simpatia que me restara por ele acabou de vez. O rei é um inimigo da verdade, mas quer ser o dono dela. É a pessoa com a deficiência mais famosa do país. Não tem, como ninguém, motivos para escondê-la.

Poderia fazer muito por pessoas na mesma situação. Prefere, porém, calar. Está no seu direito, mas...

Para proibir a sensacional biografia, homenagem a sua obra e vida, seus advogados arrepiaram a ética, adulterando trechos do livro e intimidando o réu com um acordo "corleônico". Para quem ainda acredita em liberdade, O Réu e o Rei é indispensável. Ilumina o absurdo tratamento jurídico que a liberdade de expressão recebe no Brasil. E também sobre a estrutura da Justiça, que em muitos casos, se posiciona a favor dos poderosos. Duas coisas que, espero, parecem estar mudando aos poucos. GGGG

Por que você sentiu necessidade de contar esta história?

Foi uma sugestão do próprio público. Quando o livro [Roberto Carlos em Detalhes] foi proibido, participei de muitos eventos literários, e quando contava o caso, sempre vinha alguém sugerir que eu escrevesse a respeito. Hoje o debate avançou e o livro contribui com o exemplo do meu caso para mostrar a situação absurda que passa quem faz pesquisa histórica no Brasil.

Você diz no livro que não conhecia o funcionamento da Justiça no país. Qual a sua impressão agora? Eu nunca tinha sido processado nem processado ninguém. Como historiador, eu sei que, desde o tempo colonial, a Justiça sempre favoreceu os poderosos. Eu pude comprovar na prática, me deparando com uma força maior. O livro também é necessário para dizer como isto se dá no Brasil atual. Serve como um registro e um alerta.

Você acha que um dia a sua biografia será liberada?

Sem dúvida. Eu não sei por quanto tempo o Roberto Carlos vai insistir na proibição, mas em algum momento vai ficar insustentável. Algum amigo ou conselheiro um dia há de chegar para ele e dizer: "Roberto, não seja o último censor do país".

A legislação está prestes a mudar, e meu livro será o último livro proibido no país. Isso em um tempo em que a sociedade não tolera mais a censura. Eu acho que ele próprio deve tomar a iniciativa.

Conhecendo-o em detalhes, é possível crer nisso?

Eu espero que sim. Seria bom para a imagem dele. Um bem para todos nós, seus fãs. Ele conseguiu com muita dificuldade o título de rei por tudo o que ele fez de bonito para a música brasileira. Ele não merece carregar este título de último censor do país.

Biografia

O Réu e o Rei

Paulo Cesar de Araújo. Companhia. das Letras, 521 págs., R$ 35.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]