• Carregando...
Curitibano Wagner Barbosa compôs a maioria das músicas do CD de estreia do trio | Fernando Eduardo
Curitibano Wagner Barbosa compôs a maioria das músicas do CD de estreia do trio| Foto: Fernando Eduardo

O violonista curitibano Wagner Barbosa "trocou o disco". Se em 2009, com Paula Mirhan, era bossa nova, neste ano, com o percussionista cearense Rafael Mota e o pianista polonês Kuba Palys, o Barbosa Trio, é uma miscelânea de gêneros musicais brasileiros, com uma pitada polonesa. Por conta da nacionalidade distinta dos integrantes do grupo, o nome do primeiro álbum é, com justiça, bilíngue: Alegria | Szczęście.

Não é à toa que o trio leva o sobrenome de Wagner. Além de vocalista, o curitibano é quem mais se destaca no conceito do trabalho de estreia. Das nove faixas, seis foram compostas por ele, com ou sem parcerias. Nelas, os ritmos brasileiros não apenas variam, mas se complementam, formando arranjos graciosos. Tem samba, baião, jazz, bossa nova e o jeito particular de Palys tocar piano, tipicamente polonês.

O disco abre com Pererê, uma música que, segundo Wagner, foi composta antes da concepção do trio. Escrita por ele em parceria com Demetrius Barbosa, dá, de cara, uma ideia de todo o conceito do projeto: a alegria. "As canções têm a intenção de levar essa ideia de alegria e também de aclimação, da cultura sul-americana, super misturada, eclética", contou o curitibano, em entrevista por telefone, à Gazeta Maringá.

Esse espírito encontra o próprio auge na faixa-título, o baião Alegria, a terceira do disco, também composição de Wagner. Nela, o vocalista pede, com simplicidade e como que dando um recado: "vai menina, abre a janela, para a alegria entrar". A maior surpresa, porém, fica com as releituras de Black Bird(John Lennon / Paul MacCartney), Água de Beber (Tom Jobim / Vinícius de Moraes) e Vento Bravo (Edu Lobo / Paulo César Pinheiro): tudo feliz.

A negociação com as editoras fonográficas para as regravações de Alegria | Szczęście foi qualificada como "tranquila" por Wagner. "Escolhemos Black Bird, Água de Beber e Vento Bravo porque tinham a ver com o repertório proposto", explicou Wagner. "Cada uma delas inspirava arranjos novos, assim pudemos transformá-las pouco ou muito de acordo com o conceito do projeto."

Uma boa notícia é de que o download de Alegria | Szczęście pode ser feito gratuitamente no site pessoal de Wagner Barbosa. A disponibilização, segundo o curitibano, se deu sob o argumento de promover a acessibilidade às músicas do lançamento. Isto não inclui somente o público brasileiro, mas também o estrangeiro, com destaque para o do leste europeu, onde fica o país de Palys e onde também ocorreu a primeira turnê do trio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]