• Carregando...
Sting: sem dom para as rimas | Arquivo Gazeta do Povo
Sting: sem dom para as rimas| Foto: Arquivo Gazeta do Povo

Uma jornada que acabou de forma dramática, mas que transformou um rapaz em um homem maduro. Esse é apenas um dos pontos abordados no novo filme dirigido por Sean Penn, em cartaz na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.O ano é 1990. Assim que termina a faculdade, Christopher Johnson McCandless (interpretado pelo ótimo Emile Hirsch) decide abandonar sua vida confortável e sua família problemática para cair na estrada. Seu plano é viajar pelos Estados Unidos, buscando a felicidade e a satisfação na natureza selvagem. Ele queima seus documentos e o dinheiro que tem na carteira, abandona o carro, doa tudo o que tinha na poupança e adota o nome de Alexander Supertramp.

A história real de Chris ficou mundialmente conhecida pelo livro "Na natureza selvagem", best-seller escrito por John Krakauer que serviu de base para o filme de Penn. Outros livros inspiraram o jovem aventureiro, aficionado por leitura e especialmente pelos autores Tolstoy and Jack London. Descrições de grandes aventuras e momentos de felicidade faziam a cabeça de Chris, que sabia de cor seus trechos preferidos.

A certa altura do filme, ele afirma que felicidade não depende das relações entre pessoas, que poderia ser encontrada no mundo ao nosso redor, na natureza. Mas Chris vai descobrir que não está totalmente certo.

"Into the wild" é dividido em capítulos que mostram o amadurecimento de seu protagonista. Primeiro Chris viaja, sem lenço e sem documento, pegando caronas, dormindo ao relento e comendo de acordo com a generosidade das pessoas que cruzam seu caminho. Às vezes ele trabalha, para conseguir comprar suprimentos e financiar suas aventuras, como a descida de um rio com um caiaque.

Dono de apenas uma mochila com algumas roupas e um cobertor, Chris transparece felicidade e satisfação. Ele se apega cada dia mais à natureza, e se desprende dos bens materiais e dos relacionamentos. Apesar de fazer amizades ao longo de sua viagem, ele quase nunca se despede das pessoas, normalmente indo embora na calada da noite.

Quando decide ir ao Alasca, ele malha para melhorar sua condição física, junta dinheiro para comprar alimentos e aprende a caçar para conseguir sobreviver. Na teoria o plano é perfeito, mas a natureza é selvagem –e arriscada- demais para o inexperiente Chris, que passa por maus bocados ao enfrentar o frio rigoroso sem alimento suficiente. No fim, sua definição de felicidade muda: ela não tem sentido se não pode ser compartilhada.

"Into the wild" conta com uma equipe de primeira. No elenco, nomes como Marcia Gay Harden, William Hurt, Jena Malone e Catherine Keener. A direção de fotografia é de Eric Gautier (que trabalhou com Walter Salles em outra aventura, pela América do Sul de "Diários de motocicleta"). A trilha sonora –não muito elogiada pela crítica internacional- é de Eddie Vedder, líder do Pearl Jam.

Ainda não tem previsão para entrar no circuito dos cinemas no Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]