Você conhece Homens às Pencas? Já assistiu a Um Maluco na TV? Anda ligado em Eu, a Patroa e as Crianças?
Mesmo que não saiba, a resposta para as três questões pode ser sim. Os títulos acima são as versões em português para seriados norte-americanos em exibição na tevê aberta. Respectivamente, Men in Trees, 30 Rock e My Wife and Kids.
Na rede aberta, Globo, Record e SBT concentram toda a oferta de seriados importados. Com uma diferença fundamental. Se antes as emissoras abertas não se preocupavam com a concorrência nos anos 1980, era comum canais passarem séries com grande defasagem , com as emissoras a cabo apostando todas as fichas no gênero, atualidade virou um critério importante.
Por exemplo: a Record, hoje uma novata de peso no ramo dos seriados, anunciou a estréia, hoje, da primeira temporada de Life, inédito até na tevê paga. Só depois o canal a cabo AXN divulgou que também exibirá a série, a partir do dia 3 de setembro.
A seleção de títulos dos canais abertos atualmente inclui sucessos do momento como Ugly Betty (no SBT) e House (na Record). No ranking dos canais campeões de seriados, o SBT parte na dianteira com impressionantes 31 títulos. Em seguida vem a Record, com sete séries. Depois, a Globo, com duas apenas (o infanto-juvenil Hannah Montana e o desenho Os Simpsons).
Todos os seriados são exibidos em versões dubladas, muitas vezes com títulos traduzidos e em alguns casos com atrasos consideráveis a Record atualmente passa a quarta temporada de Monk, por exemplo, enquanto o pago Universal Channel exibe a sexta.



