Uma festa ocupa neste fim de semana um quintal no Centro, com shows de bandas locais e nacionais, recreação e feira de artesanato durante todo o sábado e domingo (verifique os horários no quadro desta página), das 11h às 20 horas .
O evento será sediado na casa Heitor Stokler de França, na Avenida Marechal Floriano, muito admirada mas pouco conhecida por dentro. Há dois anos o local abriga um espaço cultural do Sesi onde são realizadas às quintas e sábados oficinas, shows ou peças de teatro.
No estacionamento do imóvel, com espaço para cerca de 300 pessoas, um palco abre a programação no sábado às 11 horas com o potiguar Rodrigo Lacaz, que traz covers de bandas populares como U2, Coldplay e The Beatles, além de composições próprias. Na sequência, os curitibanos eletrônicos do Ruído/mm, Trombone de Frutas, e, no domingo, o coral contemporâneo do Sesi com regência de Indioney Rodrigues e o gran finale com os veteranos da Banda Blindagem, às 17 horas.
Ao longo da programação, uma peça com direção de Mauro Zanatta apresenta “novos atores” a partir de curtas esquetes cômicas. Para as crianças, uma versão de “Chapeuzinho Vermelho” será apresentada no mimoso palco interno da casa, bem como uma mostra de desenhos animados. O grupo musical Taque Tique Tá também fará uma apresentação, e haverá ainda pintura de rosto e em papel e jogos de tabuleiro.
Uma oficina ensinará a criar revistinhas do tipo fanzine, e uma mostra trará exemplos de roteiros desenvolvidos no núcleo de criação para cinema do Sesi.
Feira
Consolidando o clima de feira cultural, o café Brooklyn comandará a cozinha da casa, vendendo porções para almoço, lanche e chopp.
Barraquinhas de artesanato foram escolhidas entre opções criativas de produto: estamparia de camiseta (basta levar a sua ou comprar na hora); sapatos artesanais, objetos decorativos e acessórios. Obras de arte selecionadas por Elenize Dezgeniski, Guilherme Jaccon, Luana Navarro e Ricardo Corona também estarão à venda na Feira da Baronesa.
Um evento semelhante, mas menor, foi realizado em dezembro do ano passado no mesmo local. Dessa vez, a ideia é atrair mais gente com interações artísticas na própria rua, usando, por exemplo, comediantes sobre perna de pau.



