O que faz com que um sapato seja considerado feminino ou masculino? A pergunta exemplifica o tipo de questionamento feito por um projeto interdisciplinar desenvolvido ao longo de um ano e meio pelos departamentos de design e artes da Universidade Federal do Paraná. Com coordenação das professoras Stephanie Dahan Batista e Marilia Gomes de Carvalho, o estudo resultou na mostra Desfocado Artes e Design sob a Perpescitva de Gênero, aberta no Museu de Artes da UFPR desde terça-feira. A exposição resume e explora as relações entre gêneros das artes e do design, como a representação dos sexos nas artes e nos produtos vistos no dia-a-dia.
"Uma das intenções da exposição foi chamar a atenção das pessoas para os códigos visuais usados nos produtos e nas artes, e mostrar como o emprego delas cria remarcações de gêneros socialmente construídos", explica a professora Stephanie Dahan Batista. Realizando pesquisas teóricas sobre a dicotomia entre masculino e feminino, abordando relações como pintor-musa, texto-imagem, cultura-natureza e desenho-cor, o grupo de estudos procurou compreender elementos formais que permitem um artefato ser compreendido como feminino ou masculino.
Em um segundo momento da pesquisa, a equipe promoveu uma série de 16 entrevistas com artistas e designers reconhecidos. Geraldo Leão, Eliane Prolik, Rossana Guilmarães, Luis Rodolfo Annes, Fabio Noronha, Maristela Ono, Dulce Fernandes e Ronaldo Corra, entre outros, foram questionados sobre as relações entre seus processos criativos e filiações de seus trabalhos a gêneros. As entrevistas, cada uma com uma hora de duração, foram sintetizadas em um vídeo de 90 minutos. "Isso permitiu um diálogo entre os depoimentos, mostrando similaridades e contradições. Alguns disseram nunca pensar no gênero, outros falaram em hibridismo, levantando assuntos como naturalidade e identidade", comenta a Batista.
Na fase final, cada um dos participantes realizou um trabalho plástico ou projeto conceitual de design. No total, Desfocado Artes e Design sob a Perpescitva de Gênero reúne sete trabalhos de artistas e quatro produtos de design. O nome da mostra foi escolhido considerando-se que "o gênero nunca está em foco, mas aparece subjacente", no ato de observação de um produto ou de uma obra de arte. Para Stephanie, os trabalhos materializam a densidade das reflexões realizadas ao longo do processo de pesquisa, com destaque para as entrevistas realizadas com artistas e designers, que, na avaliação da coordenadora, foram particularmente ricas. Ainda estão programados três encontros para discutir os temas propostos.
Serviço: Desfocado Artes e Design sob a Perpescitva de Gênero. Museu de Arte da UFPR Musa (R. XV de Novembro, 695), (41) 3224-9915. De segunda a sexta, das 9 às 18 horas; sábados das 9 às 13 horas. O Musa não abrira nos sados dos dias 15 e 22 de abril.



