Nova Iorque Cada vez mais envolvida com a indústria da música, a rede de cafeterias norte-americana Starbucks investirá agora na distribuição de canções pela internet. Depois de, por anos, vender discos em seus cafés e, no ano passado, ter criado seu próprio selo, Hear Music (que assinou contratos com artistas como Paul McCartney (foto) e Joni Mitchell), a Starbucks associou-se ao serviço de download sem fio do programa iTunes (da Apple).
A partir de 2 de outubro, e até 7 de novembro, a cafeteria planeja distribuir gratuitamente 50 milhões de canções, que poderão ser baixadas de seus estabelecimentos. São dez mil lojas nos EUA, que distribuirão diariamente um cartão com a "música do dia" para seus consumidores, dando acesso livre à loja virtual do iTunes. Entre os 37 artistas que terão suas canções distribuídas nesta promoção estão Bob Dylan (que vai abrir a série com o sucesso "Jokerman"), Paul McCartney, Joni Mitchell, Joss Stone, Dave Matthews, John Mayer, Annie Lennox e Band of Horses.
Também a partir de 2 de outubro, a Starbucks começará a vender cartões digitais com senhas para discos inteiros ou material bônus, que poderão ser baixados em seus cafés nos EUA, todos equipados com conexão sem fio à internet.



