Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
exposição

Suaves aquarelas

Exposição que será inaugurada no domingo na Galeria de Arte Solar do Rosário traz dez trabalhos de alunas de Ana Mueller, que assina a curadoria da mostra

Depois de ficar surpresa com o trabalho de uma aluna, a professora Ana Mueller resolveu reunir aquarelas pintadas em sala de aula | Divulgação
Depois de ficar surpresa com o trabalho de uma aluna, a professora Ana Mueller resolveu reunir aquarelas pintadas em sala de aula (Foto: Divulgação)

Professora de aquarela há cerca de 10 anos, a artista Ana Mueller acabou analisando, no fim do ano passado, alguns desenhos de suas alunas, e se deparou com vários trabalhos satisfatórios. Resolveu reunir as obras para a exposição Caminhos da Aquarela, que será inaugurada neste domingo, às 11 horas, na Galeria de Arte Solar do Rosário (Veja o serviço completo da exposição no Guia Gazeta do Povo).

No total, poderão ser vistos os trabalhos de dez artistas (entre eles, um da própria curadora) com singularidades e técnicas próprias, como aquarela seca e úmida. A primeira, explica Ana, traz um desenho com traço mais preciso e definido, com cores que não se misturam. Já a úmida é mais fluida. "Nela, não existe uma definição de área. Quando a tinta seca é que o artista consegue ver o que realmente aconteceu. É mais ou menos como uma gravura, que só mostra o resultado final depois de impressa."

Além de reunir aquarelas de características diferentes, a professora procurou selecionar vários tipos de artistas, desde iniciantes até as mais experientes. Também não há uma definição no tema, cada participante enviou o trabalho que considerava o melhor. "É uma exposição livre, para mostrar o resultado da trajetória das mi­­­nhas alunas."

Cuidados

Formada em pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), licenciada em desenho e especialista em museologia, Ana Mueller ressalta que a aquarela é uma das obras de arte que mais exigem cuidados na conservação e manuseio. "A obra precisa ser embrulhada em papel livre de acidez. E o vidro da moldura deve ter um espaço para não danificar o desenho. No geral, é preciso evitar qualquer substância com potencial tóxico", ensina. O artista também precisa ter cuidado com a água utilizada para diluir a tinta – o ideal é fervê-la. "Isso evita que a cor fique amarelada e garante que a tinta dure por mais tempo".

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.