• Carregando...
O improviso e o humor marcam as apresentações: daí,  Gambiarra | Fotos: Divulgação
O improviso e o humor marcam as apresentações: daí, Gambiarra| Foto: Fotos: Divulgação

Serviço

Gambiarra fará dez apresentações gratuitas, sempre às 14 horas e às 17 horas. Confira as datas e locais das próximas performances e o artista convidado para intervir em cada uma delas:

Dia 27 – Marina Velloso, no Terminal Guadalupe

Dia 28 – Sueli Araújo, na Praça 19 de Dezembro

Dia 29 – Newton Goto, no Terminal Guadalupe

Dia 30 – Angelo Luz, no Largo da Ordem

  • Gambiarra foi criado para ser encenado fora do palco italiano
  • Artistas de outras áreas são convidados a intervir a cada nova apresentação
  • Atores da Cia. Elenco de Ouro interagem com espaço urbano

"Lâmpada instalada na extremidade de um comprido cabo elétrico para poder ser utilizada numa área relativamente grande." Assim, o dicionário Aurélio conceitua "gambiarra", termo que teve seu significado ampliado com o uso para expressar algo que foi feito sem muito apego a formatos fixos, ou seja, com aquele jeitinho típico brasileiro.

O princípio do improviso é a base do espetáculo Gambiarra, criado em 2008 pela curitibana Cia. Elenco de Ouro, após oito anos de pesquisa sobre a possibilidade de encenação teatral fora do espaço convencional do palco italiano. O novo local escolhido é democrático e permite a interação desejada pelo grupo: as ruas e praças da cidade.

Os atores Iria Braga, Alexandra Galcerán e Limerson Morales, sob a direção de Cléber Braga, apresentaram o espetáculo pela primeira vez em 2008, no festival Explosión de Arte Callejero, em Santiago, no Chile. Agora, com recursos do Prêmio Artes Cênicas na Rua 2009, da Funarte/MinC, pode colocá-lo em cartaz na cidade que o concebeu. Realiza até o dia 30 duas apresentações diárias, sempre às 14 horas e às 17 horas, em praças, ruas e até no supermovimentado Terminal Guadalupe (leia mais no quadroao lado). Certamente irá dar o que falar.

Performance?

A cada dia, um artista de Curitiba de uma área diferente é convidado para intervir no espetáculo dos atores da companhia. São eles: os artistas visuais Claudia Washington e Newton Goto, a bailarina Marilla Veloso, a dramaturga e diretora da Cia. Senhas de Teatro Sueli Araújo e o ator Angelo Luz.

Intervenção urbana? Teatro? As classificações não são importantes neste projeto que se propõe a invadir os limites entre as diferentes linguagens artísticas de modo a proporcionar uma outra vivência para o espaço público. "Gambiarra é uma intervenção cênica no corpo da cidade, promovendo encontros afetivos numa celebração de mitologias urbanas", diz o diretor.

Antes de ser visto no Chile, o espetáculo, ainda em construção, foi visto por aqui na Mostra Cena Breve de 2008, no Teatro da Caixa. Depois, foi apresentado no circuito off do Festival de Curitiba do ano passado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]