Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Cênicas

Balé Guaíra dança “Cinderela” ao som da Orquestra Sinfônica

Espetáculo de 2014 volta em quatro apresentações, mas acompanhado pela Sinfônica do Paraná pela primeira vez

“Cinderela” do Balé Guaíra é ambientada na década de 1950. | Divulgação
“Cinderela” do Balé Guaíra é ambientada na década de 1950. (Foto: Divulgação)

Balé com orquestra ao vivo é outra coisa. É como deveriam ser todas as apresentações, mas isso nem sempre é factível.

O Balé Guaíra traz de volta a versão bailada de “Cinderela” (2014), pela primeira vez com acompanhamento da Orquestra Sinfônica do Paraná.

“É cada vez mais raro no país, porque as orquestras não fazem de tudo, como a nossa”, explica a diretora do teatro, Mônica Rischbieter.

As apresentações acontecem de quinta-feira (10) a domingo (13), no Guairão, com ingressos a R$ 20.

A regência é de Marcos Arakaki (da filarmônica de Minas Gerais). Ele assumiu um trabalho de peso, já que está sendo necessário sincronizar cenas que dependem totalmente do casamento entre coreografia, projeções e música.

“Agora a coisa é mais orgânica”, diz a diretora do Balé, Cintia Napoli. “Tem que manipular a imagem no tempo real com precisão absoluta.”

A trilha mescla as versões do tema de Cinderela de Gioachino Rossini, Johann Strauss e Serguei Prokofiev, além de canções espanholas de época.

Saia rodada

Quem for assistir a essa “Cinderela” sem ler a sinopse pode não reconhecer o conto de fadas.

No lugar da abóbora, da tiara de brilhantes e do vestido azul-Disney, o coreógrafo e dramaturgo espanhol Gustavo Ramirez Sansano imaginou uma casa de família dos anos 1950, em que a televisão impera na sala de estar.

O príncipe se torna um milionário – mas o sonho do casamento permanece.

No divertido início, os bailarinos estão num salão de beleza, preparando-se para o baile. Participam 21 profissionais, em meio a uma cenografia portentosa do espanhol Luiz Crespo.

Outro destaque é o figurino de Gelson Amaral, que põe saias rodadas ao redor das pernas torneadas das bailarinas e ternos para os homens.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.