
Em comemoração aos seus 25 anos, a companhia gaúcha Caixa do Elefante Teatro de Bonecos apresenta em Curitiba, de sexta (27) até domingo (29), o espetáculo inédito “Prólogo Primeiro”, que reúne textos do teatrólogo inglês Edward Gordon Craig, controvertido diretor, dramaturgo e cenógrafo teatral que revolucionou o século 20. As apresentações serão realizadas no espaço cultural da Cia. do Abração, no Bacacheri. Os ingressos custam R$ 26 e R$ 13 (meia-entrada).
No espetáculo, que tem direção e concepção visual assinada por Paulo Balardim, o público aprecia um experimento de animação em que atores e bonecos compartilham o mesmo corpo, produzindo efeitos diferenciados e emocionantes. Segundo ele, o boneco precisa ser completado com o corpo do ator; um precisa do outro para existir.
“Os textos têm uma linguagem muito parecida com o que chamamos de teatro do absurdo. São muito simbólicos e trabalham com um fluxo de pensamento rápido, explorando as qualidades que os bonecos têm”, comenta Balardim. “Estamos buscando dialogar com o que o Craig propunha: a presença de um ator que não esteja no topo da hierarquia da cena, mas que se relacione com os outros elementos de uma maneira um pouco mais homogenia”, acrescenta o diretor.
“Prólogo Primeiro” estreou no dia 30 de abril, em Porto Alegre, e passou por Florianópolis antes de chegar a Curitiba. O espetáculo segue em turnê nacional, com apresentações em Belém, Palmas, São Paulo, Natal, Fortaleza, Salvador e Rio de Janeiro.



