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A cada noite, espetáculo terá seis esquetes inéditas, com um ator contando uma das histórias que ouviu do público – ponto de partida para uma cena feita de improviso. | Paulo Feitosa/Divulgação
A cada noite, espetáculo terá seis esquetes inéditas, com um ator contando uma das histórias que ouviu do público – ponto de partida para uma cena feita de improviso.| Foto: Paulo Feitosa/Divulgação

O grupo de humor Antropofocus continua pesquisando as várias formas de fazer humor, agora com um interesse especial pela técnica do improviso, que é a base de “Histórias Extraordinéditas”.

A estreia acontece nesta quinta-feira (25) no Teatro Regina Vogue, mas isso não significa que as outras sete noites serão parecidas.

Pelo contrário: a proposta do espetáculo envolve entrevistas com espectadores, que fornecem histórias engraçadas a serem retrabalhadas no palco.

Serão seis esquetes inéditas por noite. Cada ator conta uma das histórias que ouviu, que serve de mote para que um membro do grupo se prontifique a iniciar uma cena a ser criada no momento.

A plateia conta histórias sensacionais! A gente até não conta o relato inteiro, porque já seria uma ótima comédia por si só.

Andrei Moscheto, diretor do Antropofocus.

Os outros entram para contracenar quando querem– com frequência, acabam mudando o rumo idealizado por quem teve a ideia original. E assim vai até que um deles consegue finalizar a cena com uma boa tirada.

Durante a pré-estreia acompanhada pela reportagem, falou mais alto a veia nonsense do grupo.

Surgiu um “deus do transtorno obsessivo-compulsivo” de cachecol torto.

15 anos de humor

Espetáculos do grupo Antropofocus:

2015 - “Histórias Extraordinéditas”, em cartaz

2012 - “Não se Preocupe: É Apenas o Fim do Mundo”

2011 - “Improfocus”, improvisação de jogos / “Resta Um”

2009 - “Psiu!”, para surdos

2008 - “Contos Proibidos de Antropofocus”, com esquetes

2007 - “Porcus” integrou a grade do Festival de Teatro

2006 - “Dimensão Desconhecida”

2005 - “Estereotipacionices” no estilo vaudeville

2004 - “Pequenas Caquinhas”, fez jogos de palavras

2000 - “Amores e Sacanagens Urbanas” foi a estreia do grupo

Uma mulher engoliu toda a vizinhança durante a madrugada – a ideia maluca decorreu do relato de uma espectadora sobre o dia em que comeu cinco ovos de Páscoa de uma vez e acordou inchada, mas feliz.

O cenário e o figurino assinados por Eduardo Giacomini situam as cenas num escritório dos anos 1930, com uma mimosa máquina de escrever servindo de portal para a ficção. Apenas uma das esquetes terminou sem muita graça. Outra se destacou pela perspicácia de dois atores que criaram o “rap da mobilidade urbana”. Falando com ginga de coisas que não entendia, o personagem em cena era “MC Deleuze”.

A característica de humor absurdo é impulsionada, em geral, pelo diretor Andrei Moscheto. O restante do elenco é formado por Anne Celli, Edran Mariano, Jairo Bankhardt, Kauê Persona e Marcelo Rodrigues.

Com cancha criada ao longo de 15 anos de espetáculos consistentes, outra marca das gags do grupo é a sátira social. As questões quentes do momento são fortes candidatas a virar piada, como aconteceu na noite de terça com o governador Beto Richa e com a religiosidade.

Risco

O improviso é uma linha seguida desde 2011 pelo Antropofocus, que tem convidado mestres do gênero para oficinas na cidade, mas não representa a adoção de uma linguagem eterna: já no ano que vem o grupo deve estrear uma peça “tradicional”.

Em outubro deste ano, ocupa o Teatro Novelas Curitibanas com espetáculo ainda sem título.

Histórias Extraordinéditas

Teatro Regina Vogue – Shopping Estação (Av. Sete de Setembro, 2.775), (41) 2101-8293. 5ª a sáb. às 20h e dom. às 19h. Até 5 de julho. R$ 30 e R$ 15 (meia). Classificação indicativa: 12 anos. Mais informações no Guia.

Questionado se a fórmula deixa os atores com medo de não conseguir arrancar risadas, o diretor Andrei Moscheto responde: “Claro! Sempre tem essa possibilidade de que algo dê errado, mas é o que torna tudo mais mágico. E quando a plateia descobre que estamos tomando esse risco por ela, fica bastante animada”.

O fator de risco trazido pelo improviso é compensado pelo bom material fornecido pelos espectadores. “A plateia conta histórias sensacionais! A gente até não conta o relato inteiro, porque já seria uma ótima comédia por si só e daria outro espetáculo”, diz.

Em tempo: se você for com a expectativa de ver sua história se tornar esquete de humor, procure um dos atores com bloquinho de anotação na entrada e solte o verbo. Mas não vale se preparar antes: a ideia é improvisar.

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