Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Festival

Terceiro filme da trilogia que inclui “Old boy” conquista Veneza

Depois de virar enorme sucesso de bilheteria em seu país natal, "Sympathy for Lady Vengeance", do cineasta sul-coreano Park Chan-wook, vem conquistando o Festival de Cinema de Veneza, onde é um dos três filmes asiáticos na competição principal.

A história conta a trama complicada criada por uma jovem para vingar-se depois de passar 13 anos presa por um assassinato que não cometeu. O filme é a última parte da aclamada trilogia de Park sobre a vingança, e de longe o menos violento dos três filmes. Esta última parte é quase poética quando comparada com suas sangrentas antecessoras, "Sympathy for Mr. Vengeance" e "Old boy".

Mas as imagens granuladas que traz de crianças apavoradas feitas reféns e correndo o risco de morrer são realmente perturbadoras, criando o contrapeso perfeito para os toques de humor que percorrem o filme.

A crítica italiana vem elogiando "Lady Vengeance", que traz a atriz Lee Young-ae como a personagem principal, Lee Geum-Ja. Numa pesquisa informal das resenhas publicadas até a metade do festival, "Lady Vengeance" perde apenas para o filme de George Clooney, "Good night. And good luck", na lista dos favoritos para levar o cobiçado prêmio Leão de Ouro.

Park disse que lamenta o fato de não fazer sucesso comercial no Ocidente e falou que espera que o festival ajude a mudar essa situação. Mas ele admitiu que "Lady Vengeance" terá dificuldade em ter sucesso comercial em países como os EUA, em função de seu sistema classificatório mais rígido.

Falando à Reuters com a ajuda de um tradutor, Park disse:

- Me sinto frustrado. Mas o importante não é tanto atrair um público grande, mas fazer o filme. Meu filme não tem muita violência visual, mas é fato que ele descreve pensamentos violentos.

Lançado na Coréia do Sul em meados de julho, "Lady Vengeance" já arrecadou US$ 20 milhões nesse país.

Park disse que existem características da sociedade coreana que podem explicar o sucesso do filme.

- A sociedade coreana vem passando por transformações aceleradas. A sociedade e a economia se desenvolveram tremendamente nos últimos anos, mas isso também cria um lado mais sombrio. Os coreanos sentem uma espécie de confusão moral - disse o diretor.

- Diferentemente de outros filmes comerciais, os meus tratam da consciência de culpa e da redenção moral. Isso talvez mexa com os corações coreanos.

Em "Lady Vengeance", pela primeira vez, o papel principal é de uma mulher, permitindo ao diretor explorar um tipo diferente de vingança.

- A idéia da redenção e a percepção que temos do sentimento de culpa é mais forte nas mulheres do que nos homens, então pode ser mais bem expresso por uma mulher - disse Park.

O diretor disse que tem mais dois filmes em vista. Um é uma comédia romântica ambientada num hospital psiquiátrico, e o outro é um terror em estilo vampiresco e que será "ultraviolento".

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.