Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
teatro

Terror em cena aberta

Novo projeto do diretor Paulo Biscaia Filho explora o universo do teatro de horror que descende do Grand Guignol

O Beijo no Meio da Noite: primeira parte de uma trilogia | Divulgação
O Beijo no Meio da Noite: primeira parte de uma trilogia (Foto: Divulgação)

Toda a história de amor en­­volve sempre algum tipo de sofrimento, seja por uma paixão proibida ou um amor impossível. Não importa o desfecho, tais agruras são quase sempre inevitáveis e, em poucos casos, chegam a um extremo: a morte dos envolvidos. O que esperar então de um romance entre um jovem apaixonado mergulhado em ópio, aguardando o último beijo de sua noiva? Numa história convencional – o que não é o caso –, jamais se espera que uma mulher, para acalmar os sofrimentos do noivo, jogue ácido sulfúrico em seu rosto.

Este "Romeu e Julieta freak" poderá ser experimentado pela plateia do Vigor Mortis Peep Show, novo projeto do diretor Paulo Biscaia Filho que estreia nesta sexta-feira na Casa Vigor Mortis, espaço cênico do grupo.

Trata-se de uma trilogia de peças. A primeira parte é O Beijo no Meio da Noite, uma adaptação do conto "Último Beijo", do escritor francês Maurice Level. Ácido sulfúrico, braços cortados e outras bizarrices permitirão ao público espiar o mundo estranho do Teatro Grand Guignol, ou o teatro de horror, gênero surgido na França no final do século 19, conhecido por retratar personagens pouco convencionais em cenas de violência e terror.

Biscaia se tornou conhecido por trabalhos como Morgue Story, Sangue, Baiacu e Quadrinhos e Graphic, ganhadoras do Prêmio Gralha Azul em 2004 e 2006, respectivamente. As duas também tinham os elementos que definem o teatro de horror.

Agora, o objetivo do projeto é aprofundar as técnicas do Grand Guignol, marcando uma retomada do grupo quanto às características do gênero.

Ilusionismo

O elenco participou de diversas oficinas sobre técnicas de ilusionismo e luta, incorporadas à montagem e que fazem parte do projeto Ator Presdigitador: o Intérprete do Grand Guignol. Os efeitos especiais da montagem funcionariam como os truques dos mágicos, que não podem ser revelados para o público.

Além disso, Biscaia salienta que usar de forma natural os adereços que compõe os efeitos é mais importante do que os próprios adereços.

A proposta das três montagens que compõem o Peep Show é permitir ao público "espiar" pequenas histórias macabras. Para Biscaia, a violência e o terror atraem o público porque existe a possibilidade de se aproximar de uma realidade distante das pessoas, sem, no entanto, incitá-las a atos do gênero.

O diretor compara essa aproximação à violência dos videogames, em que se pode fazer determinadas coisas virtualmente, mas nunca no mundo real (ao menos em teoria).

Insanos

A segunda parte do projeto, O Sistema do Dr. Betume, estreia no dia 26 de fevereiro e conta a história de um jornalista que descobre os estranhos métodos de cura do personagem-título, em que pacientes e o próprio doutor se confundem dentro do ambiente de um manicômio. Quem seriam os verdadeiros insanos? Nesta história, Biscaia adaptou um conto de Edgar Allan Poe, autor do poema clássico O Corvo.

As peças não estarão no roteiro do Festival de Curitiba, mas o público poderá rever outros dois trabalhos do diretor na mostra paralela do festival, o Fringe: Nervo Craniano Zero e Manson Superstar.

O projeto Vigor Mortis Peep Show se completa com um terceiro espetáculo ainda sem nome e em processo de finalização. A tríade de montagens deve estrear nos palcos em abril.

Nas palavras de Biscaia, hoje, diante de O Beijo no Meio da Noite, "as pessoas não irão ver uma peça e, sim, um processo em andamento".

* * * * * * * *

Serviço:

Vigor Mortis Peep Show Parte 1- O Beijo no Meio da Noite

Casa Vigor Mortis (R. Inácio de Lustosa, 1.098), (41) -4769. Direção de Paulo Biscaia Filho. Com Wagner Corrêa, Michelle Pucci, Leandro Daniel Colombo e Marco Novack. Dias 5, 6 e 7 às 21h. Entrada franca (A capacidade é de 15 lugares, portanto é necessário reserva antecipada). Classificação indicativa: 16 anos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.