Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Teatro

The Book of Mormon é o grande vencedor do prêmio Tony

Cena de The Book of Mormon, o campeão da noite, com nove estatuetas | Gary Hershorn/Reuters
Cena de The Book of Mormon, o campeão da noite, com nove estatuetas (Foto: Gary Hershorn/Reuters)
Frances McDormand: melhor atriz |

1 de 1

Frances McDormand: melhor atriz

O irreverente musical The Book of Mormon, uma paródia sobre os mórmons, elaborada pelos criadores da série de animação South Park, arrebatou os principais troféus – nove, no total – na cerimônia de entrega dos Tony Awards, premiação do teatro nova-iorquino, realizada no último domingo, nos Estados Unidos. A peça, um grande sucesso comercial, que conta as aventuras de dois jovens missionários enviados a Uganda dos dias atuais, venceu nas principais categorias, incluindo melhor musical, partitura, libreto, direção e atriz convidada.

"Nós conseguimos isso porque todos nós secretamente queríamos ter uma grande e feliz família mórmon, e agora nós temos", disse um dos cocriadores do espetáculo, Trey Parker, ao agradecer o prêmio, citando seu "parceiro na elaboração" do musical, o falecido Joseph Smith Jr., fundador da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias: "Você conseguiu Joseph. Você ganhou o Tony", disse Parker.

War Horse, obra britânica levada à Broadway, adaptada por Nick Stafford de um romance do mesmo nome, publicado em 1982, ganhou um total de cinco prêmios, incluindo o de melhor peça. A produção usa bonecos para contar a história da Primeira Guerra Mundial e a busca de um soldado para encontrar seu cavalo e levá-lo para casa.

Frances McDormand, vencedora do Oscar por Fargo, ganhou o prêmio de melhor atriz no papel de uma mãe solteira triste e amarga, na peça Good People. Ao agradecer o seu primeiro Tony, ela disse que o personagem se tornará um "clássico americano" e acrescentou, enfaticamente: "Amo meu trabalho".

Mark Rylance (do filme A Outra) venceu Al Pacino na disputa de melhor ator, com a peça Jerusalem. Em vez de fazer o tradicional discurso de agradecimento, recitou um trecho de um obscuro poeta do meio-oeste dos EUA – algo que já havia feito quando ganhou o Tony em 2008.

Os prêmios foram entregues no Beacon Theatre, em Nova York, numa cerimônia televisionada, conduzida pelo ator Neil Patrick Harris. Entre os outros prêmios estão o de melhor re­­montagem de uma peça, para The Normal Heart, texto sobre a epidemia da aids levado ao palco pela primeira vez em 1985. A atual montagem ganhou três outros prêmios, incluindo aos atores Ellen Barkin (atriz convidada) e John Benjamin Hickey (ator convidado). Outra remontagem, Anything Goes, também conquistou três troféus, incluindo o de melhor atriz em um musical, para Sutton Foster. O ator John Larroquette foi premiado como o melhor ator convidado em um musical, por How to Succeed in Business without Really Trying.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.