Se o sábado, 14 de maio, segundo dia do Lupaluna, terá o clima ensolarado do ska-punk californiano do Sublime with Rome, a sexta-feira respirará a atmosfera fria e cinzenta do condado de Yorkshire, no nordeste da Inglaterra mas não menos energética: o pós-punk mezzo gótico, mezzo hard rock do The Cult vai tomar conta do LunaStage, o palco principal do festival promovido pelo Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), em parceria com a produtora DC Set. A banda liderada por Ian Astbury marca presença no Lupaluna antes de voar para São Paulo, onde tem uma apresentação agendada para o dia 14 de maio, no HSBC Brasil.
Será a segunda passagem de Astbury, Billy Duffy (guitarrista e único remanescente da formação original, além do vocalista), Mike Dimkich (guitarra base), Chris Wyse (baixo) e John Tempesta (bateria) por Curitiba. No dia 7 de outubro de 2008, o quinteto incluiu a capital paranaense mais especificamente, o Curitiba Master Hall na perna brasileira da turnê do álbum Born Into This, lançado no ano anterior. Naquele ano, a banda passou ainda por Porto Alegre, São Paulo, Brasília, Fortaleza e Rio de Janeiro.
Dessa vez, não há nenhum disco recém-saído do forno o mais recente é o mesmo Born Into This , mas também nenhuma responsabilidade além da diversão. E depois de anos de rusgas entre suas duas cabeças, os hoje quase cinquentões Astbury e Duffy, o grupo parece estar "pacificado". Principalmente depois que o vocalista resolveu enfrentar a sua dependência do álcool, e encarar com mais maturidade as diferenças artísticas com o guitarrista e parceiro nas principais composições.
Se hoje está longe da relevância de outrora, o The Cult merece respeito por ser a primeira banda a popularizar o rock gótico os também britânicos do Sisters of Mercy vieram antes, mas nunca tiveram a projeção da banda liderada por Astbury , principalmente porque, a partir do segundo álbum, Love (1985), eles começaram a se distanciar das sombras em direção ao hard rock tradicional. Ou como resume Edson Jansen, coordenador de programação da Mundo Livre FM e apresentador do programa Legião 80, na mesma estação: "Góticos, alternativos, prefiro referenciá-los como ícones do hard rock dos 80s. Timbres e equalizações ímpares na sonoridade de dois álbuns básicos da década: Love (85) e Electric (87). É pra trincar o vinil!". Ou seja, não dá para perder o show dos caras no Lupaluna.
Encontros
Além do The Cult e do Sublime, já confirmaram presença na terceira edição do Lupaluna que acontece nos dias 13 e 14 de maio no BioParque os Paralamas do Sucesso, que se apresentam junto com Roberto Frejat, do Barão Vermelho; e o combo carioca Monobloco, que vem com a conterrânea Fernanda Abreu. A estrutura será a mesma da última edição do festival, com uma arena principal para os grandes shows de pop-rock (LunaStage), uma tenda para o rock alternativo e a nova MPB (EcoMusic) e um espaço para a música eletrônica (EletroLuna), além de uma área vip para duas mil pessoas (LunaLounge), quiosques dos apoiadores e patrocinadores, praça de alimentação, banheiros químicos e um forte esquema de segurança.



