• Carregando...
O tradutor Fernando Koproski. | Divulgação
O tradutor Fernando Koproski.| Foto: Divulgação

Para o curitibano Fernando Koproski, a tradução dos poemas do escritor beat americano Charles Bukowski veio de uma conjunção de momentos divididos entre trabalho e prazer: "Eu tranquei o curso de Letras na UFPR para estudar em Londres, onde conheci a poesia do autor. Comecei a traduzir seus poemas na mesma época em que estava terminando o curso", conta. Depois de ter selecionado os poemas de Essa Loucura Roubada Que Não Desejo A Ninguém A Não ser a Mim Mesmo Amém, publicado em 2005 e que chega agora à segunda edição, Koproski dá continuidade ao trabalho de trazer para o português mais uma antologia poética do autor, desta vez com Amor é Tudo Que Nós Dissemos Que Não Era, assim como o primeiro volume, publicado pela editora 7 Letras. O livro será lançado nesta quinta (18 de outubro), às 19h30, nas Livrarias Curitiba do Shopping Estação.

Ambos os títulos são frases de versos de Bukowski, escolhidas especialmente para a seleção feita pelo tradutor. Admirador da prosa do "velho Buk", como é chamado carinhosamente pelos fãs, Koproski disse que há uma força poética nas estrofes do autor que servem bem ao propósito dramático de sua escrita impactante. "Como ele escreveu uma vez, a poesia é a maneira mais curta, mais bonita e mais explosiva de se dizer algo. E como ele tinha um gosto particular com frases de impacto, essa intensidade e essa concisão gritam nas páginas", explica.

Autor de mais de dezenas de livros nos mais variados gêneros, o lado poeta de Charles Bukowski, entretanto, ainda é pouco conhecido aqui no Brasil — mesmo que tenha escrito mais de 15 antologias, apenas um par delas havia sido traduzida até então. O segundo volume da coleção organizada por Koproski, uma edição bilíngue com texto de apresentação na orelha assinada pelo jornalista e escritor Xico Sá — um dos maiores fãs do autor americano —, é parte de um projeto que ganha força, segundo o tradutor, devido à comunicabilidade do texto. "Os fãs de Bukowski, ou pessoas que não se interessam necessariamente por poesia, podem apreciar seus poemas por sua abrangência. Não é preciso estar versado em poesia para compreendê-los, e como trata de temas cotidianos, acaba falando mais às pessoas", explica.

O lançamento do livro — que também marca a volta de Essa Loucura Roubada... às prateleiras — contará ainda com um recital de poemas do autor beat com acompanhamento musical do compositor Alexandre França. A entrada é franca.

Serviço:Amor é Tudo Que Nós Dissemos Que Não Era, de Charles Bukowski. Organização e tradução de Fernando Koproski. 7 Letras, 296 págs., R$49.

Lançamento:Livrarias Curitiba Megastore Shopping Estação (Av. Sete de Setembro, 2.775), (41) 3219-5550. Dia 18, às 19h30. Entrada franca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]