Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Performance

Trajetória curitibana

O curador Paulo Reis prepara este ano a exposição O Corpo na Cidade – Performance em Curitiba, que deve oferecer uma visão histórica das pesquisas em performance realizadas em Curitiba. Conheça, a seguir, segundo informações do curador, um pouco da trajetória da performance na capital paranaense.

Anos 1970

Ações performáticas aparecem no circuito das artes visuais curitibanas desde o início da década de 1970, tanto como performances realizadas para um público específico, quanto feitas para fotografia e vídeo. No entanto, as discussões sobre essa movimentação artística ainda são pouco estudadas na cena local.

Pioneiros

Encontros de arte moderna ocorridos na Escola de Música e Belas Artes do Paraná entre 1969 a 1974 seriam os momentos iniciais das experimentações de arte processual (happenings, performances e intervenções urbanas) na cidade. Foram pioneiros os artistas Sergio Moura, Lauro Andrade e Luiz Carlos Rettamozo.

Anos 1980

"Em plena efervescência da abertura política, aconteceram performances ligadas a injunções de caráter subjetivo ou de ficções pessoais (Rossana Guimarães e Raul Cruz), outras mais experimentais e de vertente pop-anárquica (Grupo PH4, Edílson Viriato e César Almeida) e algumas nas quais são evocadas pesquisas da própria linguagem (Eliane Prolik, Denise Bandeira e Laura Miranda). Importantes também foram pesquisas performáticas de caráter coletivo mais político e crítico (Grupo Sensibilizar)", diz Reis.

Anos 1990 e 2000

Uma diversidade de vertentes se apresenta à pesquisa. Há as que se baseiam em ações mais pontuais para um grupo de espectadores: Adriana Tabalipa, Julinho Manso, Hélio Leites, Cláudio Melo e Maria Inês Hamann. Outras são proposições coletivas ou em espaços coletivos: Otávio Camargo, Grupo 3 Meias e Nós 3, Eliana Herreros, Grupo Couve-flor, Yiftah Peled, Luciano Mariussi, Leila Pugnaloni, Interluxartelivre e Espaço E/Ou. E, ainda, as pensadas para mídias distintas como vídeo, fotografia e web: Fabio Noronha, Tony Camargo, Washington Silvera, André Rigatti, Marga Puntel e Margit Leisner.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.