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Lançamento

O Cinema de Luchino Visconti

Caixa com os filmes Noites Brancas (1957), O Leopardo (1963) e Os Deuses Malditos (1969). Versátil. Preço médio: R$ 109,90.

Um dos maiores diretores da história do cinema, o italiano Luchino Visconti transitou por vários gêneros, do neorrealismo (A Terra Treme, de 1948) a magistrais adaptações de clássicos da literatura mundial, como Morte em Veneza, de Thomas Mann, levado às telas em 1971. A Versátil, responsável pelo lançamento de vários de seus longas-metragens no Brasil, agora coloca no mercado uma caixa com três dos títulos mais importantes na carreira do cineasta: Noites Brancas (1957), O Leopardo (1963) e Os Deuses Malditos (1969).

Adaptação livre e muito inventiva de uma história do escritor russo Fiódor Dostoiévski, Noites Brancas venceu o Leão de Prata no Festival de Veneza.

Visconti transpõe a ação para a cidade italiana de Livorno, onde, numa noite de inverno, o solitário Mario (Marcello Mastroianni) conhece Natalia (Maria Schell), uma jovem ingênua que chora à espera do retorno de alguém que talvez jamais retorne. Nas noites seguintes, Mario acaba se apaixonando por Natalia.

Intimista e conduzido com contenção e extrema delicadeza, o filme tem uma belíssima fotografia em preto e branco, assinada pelo mestre Giuseppe Rotunno, e trilha sonora de Nino Rota, parceiro constante de Federico Fellini.

Decadência

Um dos clássicos absolutos da carreira de Visconti, O Leopardo é a suntuosa adaptação do romance homônimo do escritor Giuseppe Tomasi di Lampedusa sobre sua terra natal, a Sicília.

O personagem central é Don Fabrizo Salina (Burt Lancaster), um príncipe que vê a aristocracia aos poucos se esfacelar frente à ascensão de uma burguesia endinheirada, mas desprovida de sofisticação, durante o processo da unificação italiana, em 1860.

Para que nada mude, e seu status quo de alguma forma seja mantido, Salina percebe que a única solução será alia­r-se a quem aos poucos chega ao poder pela força de suas posses.

Com uma produção requintadíssima, O Leopardo rendeu a Visconti a Palma de Ouro no Festival de Cannes.

Nazismo

Em Os Deuses Malditos, Visconti também toma como alvo a nobreza, classe social à qual pertencia. Na Alemanha dos anos 30, o filme tem como ponto de partida o assassinato do barão Joachim von Essenbeck, um industrial poderoso cuja morte desencadeia uma intensa luta pelo poder dentro de sua família.

Em paralelo, o filme também retrata o processo de ascensão do Partido Nacional Socialista, do incêndio do Reichstag, sede do parlamento federal alemão, até a Noite dos Longos Punhais, ocorrida na madrugada do dia 30 de junho para 1.º de julho de 1934, quando a cúpula nazista decidiu fazer um grande expurgo, executando dezenas de seus membros políticos, sendo a maioria da Sturmabteilung (SA), uma organização paramilitar do partido. Muitos deles eram homossexuais.

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