
Na tarde de sol da última segunda-feira, após a apresentação inicial da vice-presidente do Rock in Rio, Roberta Medina, e um coquetel, os interessados foram conduzidos a um pequeno passeio pelas atrações do festival. A novidade deste ano e a primeira a ser apresentada foi o palco Street Dance, logo à frente do Sunset. Nele, dançarinos de favelas escolhidos por concurso, e integrantes do grupo da coreógrafa Deborah Colker mostrarão seus passos nos intervalos dos shows.
Enquanto isso, ao longo da tarde, brinquedos como a tirolesa (bem em frente ao Palco Mundo), a montanha russa, a roda gigante, um Turbo Drop e um muro de escalada os dois últimos, novidades desta edição podiam ser testados. O começo da noite foi animado pela Rock Street Band, que se apresentará num dos espaços da Rock Street, rua temática inspirada na Grã-Bretanha e na Irlanda. A prévia do festival foi encerrada às 20h30, com queima de fogos.
Em entrevista, Roberto Medina falou de seus planos de fazer, em 2015, uma edição simultânea do Rock in Rio no Brasil e em Las Vegas. Ele anunciou que, no próximo dia 22, ao fim de sete dias de música, o festival terá batido a marca de 7 milhões de visitantes em 28 anos de história.
Os portões para esta edição do Rock in Rio serão abertos amanhã, às 14 horas, já com música na Rock Street. O primeiro show do Palco Sunset, do rapper mineiro Flavio Renegado com o grupo português Orelha Negra, está marcado para as 14h40. E às 17h30, o Palco Mundo abre suas atividades com apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira, regida pelo maestro Roberto Minczuk, num repertório que traz obras de Beethoven, Villa-Lobos, Beatles, Legião Urbana, Queen e Metallica.
Com ingressos esgotados, o quinto Rock in Rio acontece de sexta-feira a domingo e, depois, de quinta-feira a domingo da próxima semana. São esperadas 85 mil pessoas a cada dia. E a programação inclui mais de 160 atrações, somando 91 horas de festa.
Entre as atrações de rock propriamente dito estão o cantor e compositor norte-americano Bruce Springsteen, o grupo inglês Muse, os americanos do Bon Jovi e os canadenses do Nickelback, além dos inevitáveis nomes do heavy metal e do rock pesado em geral: Metallica, Iron Maiden, Slayer e Alice in Chains.
O time do pop internacional terá os americanos Beyoncé e Justin Timberlake. E o rock nacional marca presença no palco principal com shows de Skank, Capital Inicial, Jota Quest e Sepultura (com o grupo francês de percussão Tambours Du Bronx). Sucesso em 2011, o Palco Sunset dobrou de tamanho com sua programação de encontros inéditos. Para este ano, estão prometidos alguns, como o do grupo americano Living Colour com a cantora africana Angélique Kidjo, e do Sepultura com Zé Ramalho. O Sunset ainda promove um show conjunto de Ivan Lins com o guitarrista americano George Benson, atrações do primeiro Rock in Rio.



